Connect with us

Morar Em Portugal

Tudo sobre a bandeira de Portugal

Bandera Portugal

Tudo sobre a bandeira de Portugal

Tudo sobre a bandeira de Portugal

Antes de viajar, buscar conhecer a história do país para entender melhor os seus costumes e tradições é um hábito que deve ser levado a sério e, portanto, estudado sempre. Portugal é um país que tem mais de 2 mil anos e conta com uma história bastante rica. Já passou por várias batalhas, vitórias e derrotas. Para te ajudar nessa tarefa, separamos hoje tudo sobre a bandeira de Portugal.

               Cores da bandeira de Portugal

Na bandeira de Portugal existem duas cores que são mais predominantes, o vermelho e o verde escuro. As cores são dividas na vertical e o lado verde aparece em 2/5 da bandeira, enquanto que o vermelho fica com a maior parte. No meio da bandeira há um escudo com   quinas azuis e 7 castelos dourados. Envolta dos escudos você vê uma esfera armilar de cor amarela.

               Significado

As 5 quinas que você vê na bandeira, representam 5 reis mouros que D. Afonso Henriques venceu, na batalha de Ourique. Já os pontos brancos, que também são 5, presentes dentro dos escudos, simbolizam as 5 chagas de Cristo.

Dentro do escudo todo, há 7 castelos que simbolizam as 7 regiões fortificadas que D. Afonso Henriques conseguiu tomar dos Mouros e a esfera por trás do escudo, simboliza o descobrimento dos navegadores. Os portugueses, no século XV e XVI, descobriram novos lugares e também houve trocas no comércio. As cores da bandeira representam a coragem dos portugueses mortos em combate (vermelho) e a esperança (verde).

               História da bandeira de Portugal

A atual bandeira do país é usada desde 19 de junho de 1911. Depois de a República ser instalada. A comissão da nova bandeira nacional de Portugal foi realizada por:

  • Abel Botelho (escritor e político)
  • António Ladislau Parreira (Oficial da Armada)
  • Columbano Bordalo Pinheiro (pintor)
  • José Afonso de Pala (Oficial do Exército)
  • João Chagas (Político e jornalista), foi o responsável por definir o novo modelo.

Como era a primeira bandeira de Portugal?

A primeira bandeira de Portugal foi criada por volta de 1139, e tinha cores azul e branca. Era uma cruz azul, com fundo branco, e para a época uma bandeira era algo novo e por isso a origem da maioria vinha de escudos e armas. Com o passar dos anos e a história de Portugal sendo reconstruída, a bandeira foi se modificando com acontecimentos da monarquia e da política para o que é hoje.

Tudo sobre a bandeira de Portugal

               Como foi a evolução da bandeira?

Os primeiros registros que se tem da bandeira de Portugal são de 1139, como mencionado, e depois disso, várias reconstruções dela se deu com o passar do tempo. Desde então houve 16 mudanças, cada rei implementava algo novo na bandeira de acordo com o que acontecia em seu reinado.

Depois de lançada a bandeira, a primeira modificação foi feita por D. Afonso Henriques, que adicionou alguns besantes, e depois seu sucessor, D. Sancho I (1185), que trocou a cruz azul, pelas quinas azuis e brancas, que na época iriam representar os escudos.

Já em 1245, Afonso III, resolveu colocar na bandeira de Portugal uma borda vermelha, e junto da cor, castelos dourados, que iriam representar as fortalezas que foram tomadas em Algarve.

No ano de 1385, a primeira bandeira foi finalmente comprovada em Portugal, pelo que se tem registro, e nessa fase, quatro flores-de-lis foram adicionadas a ela, todas na cor verde, por D. João. Mas foi D. João II, em 1485 que decidiu tirar essas flores e alterar os escudos por escudos de armas, que são os vistos até os dias de hoje.

  1. Manuel I mudou novamente a bandeira, adicionando uma coroa real aberta acima do escudo, mas em 1578 D. Sebastião, quis fechar a coroa para que simbolizasse a conquista de Marrocos. D. Pedro II então muda a bandeira também, e a coroa é substituída por 5 arcos que representar a autoridade régia. D. João V, muda a versão atual para um estilo mais barroco, em 1707, mas em 1830 a bandeira tem sua última alteração dentro do regime monárquico, e ganha um fundo azul com branco, na vertical.

Sua última versão foi implementada somente em 1910, e ficou da forma como a conhecemos hoje. Quando a Implantação da República Portuguesa aconteceu, a versão da bandeira de Portugal foi finalmente finalizada e se mantém assim, até os dias de hoje.

 

Dicas Extras

Já conhece nosso texto sobre Como comprar passagem aérea barata? Então continue navegando no blog e leia a primeira da parte do nosso Guia sobre intercâmbio e conheça 5 vantagens de estudar fora do país!( Já sabe como irá enviar seu dinheiro para o exterior? Conheça a plataforma Transferwise, nós usamos e indicamos). Como está fazendo o seu planejamento para morar em portugal? Compartilhe conosco a sua experiência na seção de comentários!

Newsletter Signup

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal 30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal

30 profissões e seus salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

7 Dicas INCRÍVEIS para PRIMEIRA VIAGEM INTERNACIONAL 7 Dicas INCRÍVEIS para PRIMEIRA VIAGEM INTERNACIONAL

7 Dicas INCRÍVEIS para PRIMEIRA VIAGEM INTERNACIONAL!

Viagem

10 países em que é possível estudar de graça – ou quase

Intercâmbio cultural

Os 20 Melhores salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

Newsletter Signup

Copyright © 2018 Jawn Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.

Newsletter Signup