Connect with us

Intercâmbio cultural

Top 20 Universidades em Portugal

Várias listas de ranking saem todos os anos, que analisam e avaliam quais as melhores instituições de ensino no mundo. Esses rankings servem como parâmetro de pesquisa para a maioria dos alunos que estão querendo se preparar para o mercado de trabalho. O ranking é realizado por uma das empresas mais consagradas internacionalmente, Quacquarelli Symonds (QS).

No ano de 2017, a lista mostrou a Universidade do Porto com a melhor classificação de Portugal, e ocupando o 301º lugar no ranking mundial. Mas antes de conhecer quais são as melhores Universidades de Portugal, conheça como essa avaliação é feita.

                Como uma Universidade é avaliada?

O que leva uma universidade a ser a melhor do país, são vários requisitos, reputação acadêmica, como ela é vista pelos funcionários e empregadores, o número de artigos científicos publicados e as citações, a qualidade do ensino, o número de alunos estrangeiros. A posição do ranking é tão importante, pois uma boa universidade abre muitas portas, dentro do mercado de trabalho. Sem contar que universidades grandes, costumam oferecer oportunidades para continuar os estudos.

Melhores Universidades em Portugal

  1. Universidade de Lisboa

No ano de 2018 a Universidade de Lisboa ficou em primeiro lugar no ranking, e está muito bem posicionada em relação a outras pesquisas internacionais. Uma das melhores universidades públicas do país, possui mais de 47 mil alunos e mais de 3 mil docentes.

  1. Universidade do Porto

Também é uma universidade pública e foi fundada em 1911, se encontra no norte do país, na cidade do Porto e conta com mais de 30 mil alunos entre Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado. Oferece cursos nas mais diversas áreas e recebe muitos estrangeiros.

  1. Universidade de Coimbra

É uma das mais antigas universidades em Portugal, tendo mais de 727 anos de funcionamento. É pública, e possui uma reputação excelente em todo o mundo. Também é pública e tem excelente reputação pelo mundo. Com mais de 25 mil alunos, se destaca e é Patrimônio Mundial da UNESCO.

  1. Universidade Nova de Lisboa

O quarto lugar ficou com a universidade Nova de Lisboa, também da capital, e oferece cursos nas mais diversas áreas. Com mais de 18 mil alunos é uma das universidades em Portugal com melhor reputação.

  1. Universidade do Minho

Localizada em Braga, lugar que é considerado uma das melhores cidades para se viver em Portugal. A instituição aceita notas do Enem, assim como as outras, e conta com mais de 500 brasileiros matriculados.

  1. Universidade de Aveiro

Uma universidade de ensino superior, que oferece diversos cursos de graduação com alto nível de ensino. Há vários alunos brasileiros em diversos cursos oferecidos pela instituição.

  1. Instituto Universitário de Lisboa

O instituto é um dos melhores do país em programas de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado.

  1. Universidade Católica Portuguesa

Apesar de ser uma universidade privada, também possui excelente reputação e por isso está entre as melhores do país. Localizada em Lisboa, com sedes em Viseu, Porto e Braga, possui uma lista ampla te cursos nas mais variadas áreas.

  1. Universidade de Évora

Uma das mais antigas do país, na verdade a segunda a ser criada, está localizada no sul do país e é considerada uma das universidades em Portugal com um dos sistemas de ensino superior público mais bem reconhecido internacionalmente.

  1. Instituto Politécnico do Porto

Muitas das pessoas que optam por esse Instituto, é pelo fato de não terem sido aprovados na Universidade do Porto. Mas isso não tira o seu mérito de estar em decido lugar no ranking das melhores universidades em Portugal.

  1. Universidade do Algarve

Um dos lugares mais belos para se morar em Portugal, a Universidade do Algarve aceita brasileiros e está muito bem colocada entre as melhores Universidades do país luso.

  1. Universidade da Beira Interior

Localizada na cidade de Covilhã, tem custo acessível a estrangeiros, e isso incluindo anuidade, mensalidades, alimentação e estadia. A universidade conta com 25 cursos de graduação em todos os níveis e tem mais de 7 mil brasileiros matriculados.

  1. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Muitos brasileiros já cogitam a ideia de se mudar para Portugal, se for para estudar em uma Instituição com várias opções de cursos como Administração, Farmácia e Marketing, entre outros, é um ponto positivo a mais para se mudar. Sem contar que irá frequentar uma das melhores universidades em Portugal.

  1. Universidade da Madeira

Com apenas 29 anos de história, é uma das universidades em Portugal mais nova, porém, já se destaca como uma das mais importantes instituições públicas de graduação do país. Além de oferecer vários cursos, os estudantes brasileiros podem se candidatar a uma vaga com a nota do ENEM.

  1. Instituto Politécnico de Leiria

A instituição conta com cursos nas áreas de Biologia Marinha, Administração, Artes Plásticas, Biotecnologia, entre outros.

  1. Universidade dos Açores

Outra universidade em Portugal que aceita alunos brasileiros com a nota do ENEM, a Universidade dos Açores foi fundada em 1946 e oferece os cursos de Engenharia, Sociologia, Ciências do Mar, História e vários outros.

  1. Instituto Politécnico de Viseu

O instituto aceita estrangeiros e brasileiros com ensino superior completo, desde que tenha boas notas. Oferece mais de 30 cursos em licenciatura, contemplando diversas áreas do conhecimento e é uma excelente opção para quem gosta da região de Viseu.

  1. Universidade Fernando Pessoa

Outra opção para quem quer morar no Porto, onde se encontram algumas das melhores universidades em Portugal. A Instituição oferece um número enorme de vagas em vários cursos, inclusive para estudantes brasileiros.

  1. Universidade Lusófona de humanidades e Technologias

A Universidade Lusófona é particular, e possui grande tradição na área de ensino superior. Promove os cursos de Arquitetura, Artes, Ciência Política, Educação Física, Direito, Gestão, Informática, entre vários outros.

  1. Instituto Politécnico de Setúbal

Para todo brasileiro que sonha em estudar fora do país, devem considerar o Instituto Politécnico de Setúbal. O campos fica na cidade de Setúbal, uma região de Lisboa e desde o ano passado (2017) aceita as notas do ENEM.

Dicas Extras

Conheça os passos para morar em portugal, conheça os passos e aprenda como Trabalhar em Portugal: como conseguir?

Newsletter Signup

Comments

30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal 30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal

30 profissões e seus salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

10 países em que é possível estudar de graça – ou quase

Intercâmbio cultural

Os 20 Melhores salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

20 profissionais mais requisitados em Portugal

Trabalhar Em Portugal

Newsletter Signup

Newsletter Signup

Pin It on Pinterest

Share This