Connect with us

Morar Em Portugal

Qualidade de vida em Portugal

Qualidade de vida em Portugal

Muitas pessoas acreditam que a qualidade de vida em Portugal é superior do que a do Brasil, mas será que isso é mesmo uma realidade, ou as pessoas acreditam nisso apenas porque o país fica localizado na Europa, e por isso está distante da nossa realidade?

As taxas de qualidade de vida de um país são definidas a partir da avaliação de diversos aspectos, sendo definida a partir de vários indicadores.

Para a Organização Mundial de Saúde o índice de qualidade de vida de um país envolve os índices educacionais, questões de saúde, moradia, saneamento básico, habitação e questões físicas, psicológicas e até mesmo relacionadas a espiritualidade.

No artigo de hoje você vai conhecer um pouco mais acerca da qualidade de vida em Portugal. Confira.

 

Afinal de contas, como é a qualidade de vida em Portugal?

Entre os 28 países que fazem parte da União Europeia, o índice de qualidade de vida em Portugal ocupa a 18ª posição no ranking, o que não parece ser uma posição tão favorável assim.

Os fatores que podem possibilitar uma melhora nos índices de qualidade de vida em Portugal são os seguintes:

  • O acesso a uma educação de qualidade;
  • O acesso a condições adequadas de saúde;
  • Salários com valores que sejam compatíveis com os preços praticados no mercado, sejam para produtos ou para serviços (o que compreende o poder de compra da população);
  • Horas e opções de descanso e de lazer;
  • Entre outros;Todos esses aspectos são levados em consideração para definir se o nível relacionado à qualidade de vida de um país é alto ou não é.

É possível dizer que os níveis de qualidade de vida em Portugal são bons, principalmente se formos comparar com o do Brasil e com países localizados em partes da África e do continente asiático.

Entretanto, quando comparamos Portugal com outros países localizados no continente europeu, é possível perceber que os índices de qualidade de vida portugueses não são considerados tão altos assim.

 

Um comparativo entre os índices de qualidade de vida entre Brasil e Portugal

Para quem está pensando em deixar o Brasil para morar em terras portuguesas, traçar um comparativo entre os índices de qualidade de vida em Portugal e os índices brasileiros é interessante, especialmente se consideramos o péssimo cenário econômico do país nos últimos anos, além do aumento exponencial dos índices de violência observados no Brasil.

Ao observar a qualidade de vida em Portugal e a do Brasil, é inegável que o país europeu sai muito na frente que o país sul americano, apresentando índices muito superiores.

Fatores relacionados a aspectos como a moradia, a segurança pública, a saúde e a utilização de espaços públicos para a prática esportiva, por exemplo, possuem índices muito maiores em terras portuguesas do que no Brasil.

 

Portugal possui um ótimo índice de segurança pública

Um fator que faz com que a qualidade de vida em Portugal possa ser considerada muito superior que a do Brasil, consiste no fato de que o país pode ser considerado o 3º país mais pacífico de todo o mundo, em virtude do seu índice alto de segurança pública.

Em virtude disso, diversas outras atividades do cotidiano das pessoas podem sem realizadas sem grandes preocupações, o que faz com que a qualidade de vida em Portugal aumente.Atividades como o saque de dinheiro em bancos e caixas eletrônicos ou deixar o seu veículo estacionado na rua e até mesmo sair para fazer uma caminhada na cidade durante o período da noite podem ser realizadas de forma tranquila, sem preocupações com roubos ou outros tipos de violência.

Bem diferente do que acontece aqui no Brasil, onde os índices de violência são considerados altos, e as pessoas costumam andar preocupadas e com medo pelas ruas.

 

Nem tudo é tão bom assim

Como já dissemos, em comparação com o Brasil, os índices de qualidade de vida em Portugal são ótimos, mas, ao comparar o país com outros países localizados na Europa, as coisas ficam um pouco diferentes.

Em diversos aspectos que são analisados para falar sobre qualidade de vida, Portugal ainda está muitos passos atrás do que diversos outros países da Europa.

O aspecto educacional, por exemplo, ainda representa um grande problema que precisa ser solucionado pelo país.

De forma geral, a população portuguesa apresenta níveis de escolaridade baixos, além disso, faltam empregos qualificados e o mercado de trabalho português pode ser considerado bastante precário, além do fato de os salários pagos pelas empresas portuguesas para seus funcionários serem baixos.

Isso porque a incidência de uma crise econômica no país afetou muito os índices de qualidade de vida em Portugal.

O medo do desemprego contribuiu para que as relações de trabalho sofressem um impacto negativo em Portugal, se tronando deterioradas.

O mercado de trabalho português, no momento atual, exige muito em qualificação e experiência de seus trabalhadores, pagando salários baixos em contrapartida.

Para se ter uma ideia da situação, o valor do salário mínimo em Portugal é de 557 euros, o que é extremamente baixo, em comparação com a grande maioria dos outros países da Europa.

Caso você, brasileiro, esteja pensando em fazer as malas e se mudar em busca de uma melhor qualidade de vida em Portugal, levando em conta fatores como a segurança e a tranquilidade, isso você vai encontrar por lá.

Entretanto, em Portugal você não vai conseguir ficar rico. Por lá, as opções de emprego não são muitas, e os salários praticados são baixos. Desta forma, se o que você está procurando são oportunidades de trabalho, o país não é a opção europeia mais indicada para você.

No artigo de hoje você conheceu um pouco acerca dos índices de qualidade de vida em Portugal, fazendo um comparativo entre os índices brasileiros e podendo pensar se morar em terras portuguesas pode ser o ideal para você.

Se você gostou das informações deste artigo, pode encontrar mais conteúdo como esse sobre Portugal e outros países da Europa aqui no blog. Para isso, continue acompanhando as nossas postagens e confira nossas publicações anteriores.

Dicas Extras

 

10 canais para estudar espanhol online

Tipos de visto para morar em Malta

Guia de Profissões e Salários de TI na Irlanda

O QUE É PRECISO PARA MORAR NA IRLANDA?

Newsletter Signup

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal 30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal

30 profissões e seus salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

7 Dicas INCRÍVEIS para PRIMEIRA VIAGEM INTERNACIONAL 7 Dicas INCRÍVEIS para PRIMEIRA VIAGEM INTERNACIONAL

7 Dicas INCRÍVEIS para PRIMEIRA VIAGEM INTERNACIONAL!

Viagem

10 países em que é possível estudar de graça – ou quase

Intercâmbio cultural

Os 20 Melhores salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

Newsletter Signup

Copyright © 2018 Jawn Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.

Newsletter Signup