Connect with us

Intercâmbio cultural

Pós Graduação em Portugal

Pós Graduação em Portugal

 

Nos dias de hoje, as fronteiras são um mero detalhe para quem deseja crescer profissionalmente. Prova disso é o aumento de alunos nas universidades portuguesas, sejam eles alunos de graduação ou pós graduação.

Estudar em Portugal cursando uma pós graduação vem sendo uma meta para muitas pessoas que têm como prioridade obter conhecimentos específicos dentro de suas áreas de formação, contando com o excelente apoio de professores bem conceituados, ambientes equipados com tecnologia e suporte de altíssima qualidade, e também com experiência internacional.

Shares
  • Facebook
  • Pinterest

Em Portugal, encontram-se diversas universidades tradicionais, como por exemplo a Universidade de Coimbra – que possui nada menos que 728 anos de atividade, formando profissionais capacitados para atuar no mercado de trabalho não apenas português, mas com amplo campo em todo o mundo.

Durante este guia sobre Pós Graduação em Portugal, você saberá o que é necessário para iniciar seus estudos específicos, bem como quais os benefícios de estudar em Portugal, além de dicas importantes que irão auxiliar você a alavancar sua carreira – melhorando sua qualidade de vida, saúde financeira e valor de mercado. Boa leitura!

 

 Benefícios da Pós Graduação

 

As vantagens que uma pós graduação oferece a carreira de um profissional são várias. Entre elas, encontram-se:

Aumento das possibilidades de atuação profissional

Especializando-se, você consegue aumentar seu campo de atuação profissional, podendo também aprofundar seus conhecimentos teóricos a fim de atender certas necessidades do mercado.

O profissional pós graduado pode explorar novos horizontes, e, ao mesmo tempo, trabalhar com o que lhe é universal. Interessante, não?

Valorização do Currículo Profissional

Muito além de concursos públicos, onde a pós graduação contabiliza pontos ao candidato, estão também as vagas de empresas privadas que requerem pós graduação como necessárias para a candidatura.

Formação de Networking

Em cursos de graduação, é comum notar interesses em distintas áreas específicas, quanto aos alunos, o que torna o contato futuro um tanto quanto debilitado.

Na pós graduação, seus colegas de turma desejam o mesmo que você: especificar-se em determinado assunto. Dessa forma, a possibilidade de projetos conjuntos, sociedade, entre tantos outros derivados do Networking tornam-se amplificadas.

 

Por que Portugal?

 

Portugal oferta grandes vantagens de estudo, principalmente para determinados grupos de estudantes – como por exemplo os estrangeiros. Venha conhecer quais são os benefícios de se estudar em Portugal!

Shares
  • Facebook
  • Pinterest

1ª Vantagem: Entrada Facilitada

O processo de admissão para uma pós graduação em Portugal não é tão burocrático quanto a maioria dos países europeus, o que facilita o estudante iniciar seus estudos. Um aluno com média entre 6 e 8 durante sua graduação é um forte candidato à ser aprovado no processo seletivo para uma pós graduação.

2ª Vantagem: Custos Reduzidos

Várias universidades importantes e tradicionais de Portugal estão alocadas em cidades pequenas, como é o caso da Universidade do Minho.

Morar em uma cidade pequena durante o período de estudos pode ser bem positivo para o estudante, caso suas prioridades concentrem-se em economizar com a estadia em Portugal.

Quartos para estudantes também costumam ter seus aluguéis bem baratos, podendo ser quartos compartilhados ou individuais, em repúblicas ou apartamentos.

3ª Vantagem: Mensalidades Reduzidas

Falantes de Português conseguem descontos em mensalidades para diversos cursos de pós graduação em Portugal. Também é possível candidatar-se a programas de bolsas de estudo.

4ª Vantagem: Ambiente Multicultural

É possível encontrar pessoas de todo o mundo dentro das universidades portuguesas. A universidade do Porto, por exemplo, ministra cursos em inglês e espanhol, além do português. Também é muito comum encontrar vários brasileiros, que formam comunidades nas universidades.

5ª Vantagem: Qualidade e Tradição

As universidades de Portugal estão listadas entre as 500 melhores universidades do mundo inteiro. Em ordem de classificação, destacam-se a Universidade de Lisboa, a Universidade de Coimbra e a de Porto. A Universidade do Minho também apresenta grande destaque quando o assunto são ciências médicas.

 

 Quais os documentos necessários para a Aplicação?

Shares
  • Facebook
  • Pinterest

A aplicação é o processo de formulação e envio dos documentos necessários para a Universidade que pretende-se estudar, estando o estudante sujeito à aprovação ou não. Neste momento, é necessário que você apresente os seguintes documentos:

 

Diploma de  Graduação

Como você pode imaginar, é um requisito para realizar a pós graduação a finalização do curso de graduação. Se seu diploma ainda está em processo de confecção, a sugestão é que você providencie documentos que atestam que você cursou todas as disciplinas da grade curricular, e obteve o crédito necessário para aprovação em cada uma delas.

O número de créditos deve ser compatível com os requeridos pela Universidade qual você pretende se candidatar.

Histórico Escolar

O histórico escolar deve constar também as notas do estudante. As notas serão convertidas para o sistema de notas de Portugal, onde a nota mínima é 0 e a nota mínima é 20. Se você tirou nota 6, por exemplo, sua nota irá se tornar 12, e assim por diante.

EuroPass

EuroPass é uma requisição de algumas universidades de Portugal para os cursos de pós graduação e mestrado, sendo que há instituições que não o solicitam. Se a Universidade para qual você está aplicando, é importante que você o mantenha em sua pasta de documentos.

Trata-se de um modelo de currículo com fins acadêmicos e profissionais. Baixe aqui!

Carta Motivadora

Uma carta de motivação deve ser sempre bem planejada e bem escrita, com objetivo de convencer o avaliador de que seus objetivos estão alinhados com o perfil do curso, entre tantos outros pontos. São algumas dicas para escrever sua carta de motivação:

  1. Estude sobre a Universidade que você pretende aplicar. Se informe sobre a instituição, suas particularidades, sua história, etc. Após, busque o máximo de informações sobre o curso que você pretende realizar – como grade curricular, por exemplo. Busque enfatizar a filosofia da Universidade.
  2. Comece resumindo num esboço os pontos principais que você deseja abordar durante sua carta. Crie tópicos como seu objetivo principal, seus pontos fortes, como o curso irá ajudá-lo com seus objetivos profissionais, etc.
  3. Peça opiniões, e as aceite como auxiliares para novas redações e modificações.

Carta de Recomendação

Na Carta de Recomendação, sugere-se que você opte por solicitá-la a um professor que o conheça bem. Este é um espaço onde o professor irá recomendar o estudante como um bom aluno ou um bom pesquisador.

 Passaporte

É importante fazer cópias de seu passaporte para anexar aos documentos solicitados.

 

Tem Entrevista?

 

Algumas instituições requerem uma entrevista com o candidato, após a aprovação de documentos, via Skype ou pessoalmente, com duração de 5 à 10 minutos, com um profissional qualificado – que fará perguntas sobre quais matérias você se interessou, entre outras referentes à sua trajetória. É importante se preparar!

 

Dicas Extras

Agora que você já conhece os passos para morar em portugal, conheça os passos e aprenda como Trabalhar em Portugal: como conseguir?

Newsletter Signup

Comments

Morar em Portugal

30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal 30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal

30 profissões e seus salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

Os 20 Melhores salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

20 profissionais mais requisitados em Portugal

Trabalhar Em Portugal

Brasileiros-Em-Portugal-Como-mora-e-Como-Trabalhar-em-portugal-9.jpeg Brasileiros-Em-Portugal-Como-mora-e-Como-Trabalhar-em-portugal-9.jpeg

Como Morar em Portugal

Morar Em Portugal

Newsletter Signup

Newsletter Signup

Pin It on Pinterest

Share This