Por que aprender japonês - 4 razões para enfrentar o desafio - Absolutamente tudo sobre Morar em Portugal
Connect with us

Dicas Gerais

Por que aprender japonês – 4 razões para enfrentar o desafio

Kênia Batista

Published

on

Por que aprender japonês - 4 razões para enfrentar o desafio
Por que aprender japonês – 4 razões para enfrentar o desafio

O Japão é um país que é surpreendente, impressionante e cheio de contrastes fascinantes, misturando cidades e tecnologias ultra modernas com tradições e artesanato antigos. 

E enquanto o Japão é um país mágico para visitar, o ambiente vibrante e dramaticamente diferente em que você chegou pode ser desconcertante. 

Se você quer realmente entender o país, e apreciar a beleza especial do modo de vida japonês, é essencial conhecer o idioma.

1. Um pouco de esforço

Aprender japonês não é fácil, principalmente por causa de um sistema de escrita que combina pictogramas chamados kanji importados do chinês com duas formas diferentes de escrita japonesa. 

No entanto, a gramática básica é muito simples, as regras de pronúncia são surpreendentemente regulares e o domínio dos alfabetos japoneses é direto e permite um longo caminho. 

Embora você não entenda tudo o que está escrito em kanji , poderá encontrar sushi em um menu ou soletrar sua parada de trem em um mapa. 

E você começará a entender a lógica do seu entorno, um exemplo encantador é a bela cidade de Kyoto, cujas ruas estão dispostas em uma grade. 

Assim que você pode contar até dez, percebe repentinamente que uma série de ruas que abrangem toda a largura da cidade não tem nome, masnumerado! 

Usando um Google Maps romanizado, você nunca perceberia isso, mas agora é impossível se perder!

2. Escala e influência

Nas décadas de 1970 e 1980, o crescimento econômico meteórico do Japão e a reputação de inovação tecnológica tornaram um local óbvio para se seguir uma carreira.

 Atualmente, a reputação de desenvolvimento econômico imparável e influência crescente no cenário mundial pertence à China. 

Todos nós já ouvimos que o mandarim é a língua lógica de aprender para o futuro de espírito, mas não se esqueça que o Japão continua a ser a terceira maior economia mundial e um dos lugares mais tecnologicamente inovadora do mundo.

Além disso, existem mais de 125 milhões de falantes de japonês, para que você nunca fique sem pessoas para praticar.

3. Modernidade, tradição e uma visão poética da vida

Os japoneses são conhecidos por sua tecnologia inovadora, desde trens-bala e robôs de babá até cervejas que se derramam e correias transportadoras expressas de sushi que entregam seu pedido em segundos. 

Enquanto aprecia a ultramodernidade, o Japão mantém ativamente uma conexão firme com suas raízes: celebrando apaixonadamente as flores de cerejeira na primavera e as montanhas ficando vermelhas com as cores outonais (e filosofando sobre a transitoriedade de ambas); observando festivais antigos e rituais religiosos com sinceridade e alegria; e deliciando-se com a ‘japonesidade’ do que os vários cantos de sua nação insular têm a oferecer.

Também é digno de nota a natureza única e muito poética do próprio japonês. 

Não consigo pensar em outro idioma que possa transmitir tão nuances e sutilezas com tão pouco, há tantas palavras em japonês que não podem ser traduzidas para o inglês , por exemplo.

4. Um desafio divertido

Os desafios de se aprofundar no japonês são gratificantes, expondo você a diferentes maneiras de se comunicar e pensar. 

O japonês está vinculado ao contexto social em que é usado.

Com a forma vous em francês ou Sie / du em alemão, os falantes dessas línguas devem prestar mais atenção em quem estão falando do que os falantes de inglês com um simples ‘você’, japonês é o mesmo, mas com uma variedade mais rica de formas de linguagem educada versus simples, formal versus informal, humilde versus respeitosa e outras formas de linguagem usadas, dependendo do contexto da sua conversa. 

Felizmente, os estrangeiros recebem imenso crédito pelo esforço e, na maioria dos contextos, serão perdoados erros!

Talvez o desafio mais óbvio sejam os muitos, muitos kanjis que precisam aprender a ser verdadeiramente fluentes. 

É muito pouco consolo que, para ler um jornal, você tenha memorizado uma lista de ‘apenas’ 2000 ou mais. 

Não há como evitar que isso leve tempo, e alguns gostam de aprender a lógica e de recriar esses personagens intrincados mais do que outros, mas é recompensador precisamente porque a linguagem é muito rica e interessante.

]]>

Kênia ama escrever poesias, e ha três anos escreve conteúdos para a internet. É apaixonada por viagem e estrelas. Admira e aproveita as inúmeras oportunidades que a vida oferece. Vive intensamente para aprender e servir.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement