Connect with us

Intercâmbio cultural

O sistema de educação em Portugal

O sistema de educação em Portugal

A Educação em Portugal vem ganhando terreno pelo mundo em relação à internacionalização de seu ensino, principalmente depois de ter criado o estatuto do estudante internacional e após ter algumas de suas instituições de ensino superior reconhecidas em rankings internacionais.

Em relação aos outros níveis de ensino, é possível dizer que a Educação em Portugal tem sido, desde o ano de 2000, a única que vem melhorando todos os anos dentre os países da Europa.

Para que você conheça um pouco melhor o sistema de ensino português, separamos neste artigo algumas das principais informações sobre ele, que possui algumas escolas que são consideradas modelos a serem copiados por vários outros países do mundo.

Conheça nos tópicos abaixo um pouco mais sobre o sistema de ensino em Portugal. Confira.

 

Qualidade do ensino português

O que mais chama atenção em relação à educação em Portugal quando comparada ao ensino brasileiro, é o fato de que a educação pública portuguesa é considerada de alta qualidade, e as escolas públicas por lá são frequentadas pela grande maioria.

Escolas particulares no país são geralmente frequentadas por filhos de pessoas da Classe A+, que possuem valores de mensalidade que são muito altas para que a classe média possa pagar.

Entretanto, isso não é um fator preocupante, já que a educação em Portugal nas escolas públicas tem um nível de qualidade bastante alto.

Em relação ao ensino de línguas, o país costuma chamar bastante atenção e, ainda que estude em uma instituição pública, os alunos terminarão os estudos sendo fluentes no idioma nativo, obviamente, e mais em inglês e mais uma outra língua a ser escolhida pela turma, que geralmente costuma ser o alemão ou o francês.

O esporte também é levado bem a sério no país, e grande parte dos alunos portugueses escolhem um esporte preferido ainda na escola para competir.

 

Estrutura do ensino em Portugal

A educação em Portugal conta com uma estrutura de ensino dividida em ensino básico e obrigatório, ensino secundário e ensino superior. Vamos falar um pouco mais sobre cada um deles abaixo

O ENSINO OBRIGATÓRIO BÁSICO

Ao completarem 4 anos de idade, as crianças portuguesas já podem ingressar no sistema de educação em Portugal, iniciando os estudos na pré-escola.

Entretanto, o ensino só passa a ser obrigatório no nível básico, que vai do 1º ao 9º ano, dividido em 3 ciclos, se iniciando aos 6 anos de idade da criança.

A divisão do ensino básico é a seguinte

  • 1º ciclo, que compreende do 1º ao 4º ano, indo do 6 aos 9 anos de idade;
  • 2º ciclo, que compreende o 5º e o 6º ano, indo dos 10 aos 11 anos de idade;
  • 3º ciclo, que compreende entre o 7º e o 9º ano, e vai dos 12 aos 14 anos de idade.

ENSINO OBRIGATÓRIO SECUNDÁRIO

O ensino secundário também é obrigatório no país, sendo organizado em apenas um ciclo de 3 anos, indo do 10º ao 12º ano de escolaridade, sendo cursado entre os 15 e os 18 anos, de forma geral.

É interessante ressaltar, que a educação em Portugal durante o ensino secundário, permite que o aluno frequente cursos profissionalizantes ou para que possam prosseguir para o ensino superior.

 

O ensino superior em Portugal

A estrutura da educação em Portugal em relação ao ensino superior está de acordo com os princípios do Acordo de Bolonha, seguindo o objetivo de oferecer para seus alunos uma preparação sólida nos aspectos científicos, culturais, artísticos e tecnológicos.

A organização do sistema de educação em Portugal e nível superior é binário, dividido em ensino universitário e ensino politécnico.

As qualificações acadêmicas que podem ser obtidas são:

  • Licenciatura;
  • Mestrado;
  • Doutorado;

Instituições tanto universitárias como politécnicas oferecem os dois primeiros graus de qualificações acadêmicas (licenciatura e mestrado). Enquanto o grau de Doutorado só é oferecido pelas Universidades.

 

Alguns dados sobre a educação portuguesa

Confira agora, na lista abaixo, alguns dados relevantes acerca do sistema de Educação em Portugal:

  • Até o ano de 2011, a taxa de analfabetos em Portugal compreendia 5,2% da população, sendo um dos mais altos de toda a Europa;
  • Alentejo é a região do país com mais problemas nesse sentido, com uma taxa de analfabetismo de 9% da população;
  • A Universidade do Porto está na colocação número 301 entre as melhores Universidades do mundo;
  • A Universidade de Lisboa ocupa a posição 305;
  • A Universidade de Nova Lisboa, a posição 361;
  • Algumas universidades portuguesas aceitam o ENEM como forma de ingresso;
  • O Brasil parece estar à frente de Portugal no que se refere ao ensino superior, já que a posição ocupada pela USP no ranking das melhores universidades do mundo é a 121 e a da Unicamp é a 121.

 

Quanto custa o ensino em Portugal?

A educação em Portugal, mesmo a pública, não é oferecida de maneira gratuita, e o valor pago pelo infantário e pelos ensinos básicos e secundários variam em relação à renda dos pais do estudante.

As escolas particulares podem ser encontradas em todos os níveis, e costumam custar entre os 802 e os 400 euros por mês.

Diferente do que acontece no Brasil, em Portugal as escolas públicas são melhores conceituadas que as particulares.

O custo do Ensino Superior em Portugal é de, em média, cerca de 1 mil euros por ano. Os cursos de mestrado variam entre os 1 mil e os 7 mil euros e os cursos de doutorado custam em média 2500 euros, por ano. Esses são valores referentes ás universidades públicas do país.

Estudantes estrangeiros podem ter de pagar valores diferenciados, a depender da instituição de ensino superior escolhido, uma vez que o governo de Portugal subsidia o custo dos alunos de nacionalidade portuguesa.

No artigo de hoje você conheceu um pouco acerca do funcionamento do sistema de Educação em Portugal, sua estrutura, seus custos e a sua qualidade.

Se você gostou desse artigo, pode encontrar mais conteúdo como este aqui no nosso blog. Se quiser saber mais sobre Portugal ou sobre outros países da Europa, então continue acompanhando as nossas publicações e confira as nossas postagens anteriores.

Dicas Extras

Agora que você já conhece os passos para morar em portugal, conheça os passos e aprenda como Trabalhar em Portugal: como conseguir?

 

Newsletter Signup

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal 30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal

30 profissões e seus salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

7 Dicas INCRÍVEIS para PRIMEIRA VIAGEM INTERNACIONAL 7 Dicas INCRÍVEIS para PRIMEIRA VIAGEM INTERNACIONAL

7 Dicas INCRÍVEIS para PRIMEIRA VIAGEM INTERNACIONAL!

Viagem

10 países em que é possível estudar de graça – ou quase

Intercâmbio cultural

Os 20 Melhores salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

Newsletter Signup

Copyright © 2018 Jawn Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.

Newsletter Signup