Connect with us

Intercâmbio cultural

Nômades Digitais

Nomade Digital

Afinal, como saber se você tem o perfil para ser um nômade digital? Acompanhe esse artigo e descubra mais sobre o conceito que tem redefinido a vida de muitas pessoas nos últimos anos. Confira também um teste para saber se você tem o perfil para esse estilo de vida profissional! Não perca o teste para ser um nômade digital!

Nômade digital é um termo que ganhou bastante evidência nos últimos anos. A oportunidade de ter horários flexíveis e conhecer o mundo é bem atraente e tentadora. Quem nunca se viu cansado da mesma rotina todo dia, né? Para ficar mais claro, o nômade digital é alguém que usa a tecnologia para trabalhar na sua profissão remotamente e não depende de uma base fixa para exercer suas funções. Isso permite que viva viajando e mudando-se para onde deseja, ou seja, viva como um nômade digital. Somente é possível este estilo de vida e trabalho, pois a tecnologia conecta o mundo facilmente e em segundos.

Não há registro ao certo de como o termo surgiu e viralizou. Porém, há um livro chamado Digital Nomad, de Tsugio Makimoto e David Manners, publicado em 1997 que ajudou a popularizar o termo. Há um termo que surgiu um pouco depois que julga-se ser uma das origens, este é “teletrabalho” que surgiu em 1999. A maioria doas adeptos são formados em áreas que já por sua natureza utilizam muito a web. Popularizou entre os programadores, designers, redatores, escritores, porém hoje até mesmo professores, advogados e outras áreas mais tradicionais estão entrando no nomadismo digital.

Você pode pensar: “Por que ser um nômade digital?”. Esse estilo de vida atrai muitos pela sua flexibilidade, rotina diferente a cada dia, liberdade de viajar e conhecer o mundo sem deixar sua profissão, e ter independência. Não teria um patrão especificamente, apenas clientes a manter e fidelizar. Se isso te atrai, já é um motivo do porquê ser um nômade digital. Muitos aderiram e hoje viajam aonde querem e quando querem e levam o trabalho consigo. É um jeito de manter-se o equilibro entre a razão e a emoção. Razão de saber que tem que se sustentar e trabalhar e a emoção de querer viajar o mundo.

 

A vida de um nômade digital

 

O nômade digital decide viver sem possuir raízes em nenhum lugar. Vive viajando sem ser necessariamente férias e mantem-se trabalhando enquanto aproveita a paisagem. É um estilo de vida que não prende-se a nada. Claro que durante o percurso coisas acontecem como casamento, amadurecimento, ideias novas, filhos, porém não perde-se o estilo inicial, na verdade é só moldar. É muitas vezes sentir saudade do pais natal e da família e mesmo assim continuar em frente e então um dia voltar a eles e contar o que viveu e vivenciou. Também faz parte da vida do nômade digital, saber vender seu produto ou serviço. Isso inclui estudo, aprimoramento e marketing pessoal. O nômade digital necessita entender e praticar esses quesitos para ter sucesso na empreitada.

 

Visto isso, e sabendo um pouco mais sobre o assunto. O que fazer para se tornar um e entrar nesse estilo de vida? Primeiramente para ser um nômade digital, é necessário você estar ciente das suas habilidades e capacidades profissionais. Tenha certeza de que essa profissão que você exerce pode ser feita em qualquer lugar. Um exemplo de profissão é redator. Você somente precisa de um computador com pacote office e internet para fazer seus serviços. Torna-se fácil estar em qualquer lugar e trabalhar com isso tranquilamente. Seja excelente no que você faz e tenha pontualidade. Isso atrai clientes e investidores. Não apenas escolha o que quer fazer, mas estude, ou se já estudou, aprimore seus conhecimentos sempre para que seu trabalho seja insubstituível e indispensável. Assim também seus clientes te indicarão a outros. Para ter maior estabilidade procure fidelizar seus clientes com trabalho de qualidade.

Escolhido o ramo, você precisa de um notebook de qualidade para trabalhar sem problemas de armazenamento ou funcionamento, conexão com internet de preferência wifi para não impedir locomoção, e muita criatividade. Esse último item é também importante pois quanto mais seu trabalho for inovador, moderno e diferente mais pessoas atrairá. Além disso, você pode ter uma ideia que mude o curso da sua vida como nômade digital.

Outra coisa importante é saber outro idioma. De preferência saiba o inglês. Com esse idioma você se vira em qualquer lugar do mundo. Óbvio que quanto mais idiomas você soube melhor. Porém o inglês já facilita e muito sua vida. Não somente facilitar mas é questão de sobrevivência. Você vai precisar de comida, hospedagem, informações turísticas, amizades e tudo isso se consegue através da fala. Fora isso, se você falar outro idioma poderá obter clientes do mundo todo e abrir seu leque de oportunidades como nômade digital.

Ah, também planeje suas viagens para começar a de fato ser um nômade digital! Tudo deve ser feito com antecedência. Procure ter dinheiro reserva para eventualidades, vender o que tem ou deixar em uma local de armazenamento, tomar vacinas, fazer procuração para deixar com parentes em sua ausência, decidir o que vai levar, pedir demissão e organizar tudo. Pense em cada detalhe e deixe tudo acertado antes de cair na estrada.

Por mais que pareça, e de fato é, o estilo de vida do nômade digital seja o dos sonhos, como tudo na vida tem seu lado B que deve ser pensado e analisado. Não apenas pense que irá largar tudo e se jogar no mundo. O planejamento é importante pois tem efeitos colaterais que você precisa se precaver e estar ciente. Um nômade digital não possui raízes em nenhum lugar, ou seja, muitas vezes está sozinho e sem amigos ou família. Para muitos é impossível viver assim. Porém este estilo de vida de nômade digital te leva a muitos lugares e nem todos acompanharão. É muitas vezes sentir saudade de casa e de todos. Além de novos lugares, idiomas e costumes muito diferentes dos seus. Outro ponto é que clientes vão e vem e seu orçamento fica sem estabilidade total. Por isso é necessário estudo e preparação para manter-se com um salário que dê para viajar e estar nesse estilo de vida.

O que você achou de ser um nômade digital? Curtiu esse estilo de vida do nômade digital? Conte-nos como está planejando e se deseja seguir a diante! Espero que esse artigo tenha solucionado sua duvidas e te informado mais sobre o assunto. Não deixe de fazer o teste para descobrir se você tem o perfil para ser um Nômade Digital! Até logo!

 

Agora que você já conhece sobre Nomade Digital, conheça os passos para morar em portugal.

Newsletter Signup

Comments

30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal 30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal

30 profissões e seus salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

10 países em que é possível estudar de graça – ou quase

Intercâmbio cultural

Os 20 Melhores salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

20 profissionais mais requisitados em Portugal

Trabalhar Em Portugal

Newsletter Signup

Newsletter Signup

Pin It on Pinterest

Share This