Connect with us

Intercâmbio cultural

Intercâmbio em Portugal

Intercâmbio em Portugal

O que acha de fazer um intercâmbio em Portugal, um país que tenha o idioma parecido com o seu, em um ambiente climático completamente apaixonante, desde o calor intenso, até o frio com neve.

Portugal é um dos lugares mais queridos pelos intercambistas brasileiros, pelo fato de que existem alguns fatores que fortalecem essa preferência como o idioma que é parecido e a questão climática que é bastante semelhante com o do Brasil.

Fazer intercâmbio em Portugal é como mergulhar de cabeça em muita cultura.

Portugal é extremamente rico em cultura, lá você respira história e respira uma história tradicional, desde os pequenos detalhes os azulejos até a arquitetura maestral.

Shares
  • Facebook
  • Pinterest

Estudar em Portugal, é uma oportunidade grandiosa para a sua vida acadêmica e profissional, lá encontramos as melhores universidades e a chance de ganhar bolsa de estudos é gigantesca.

Durante esse artigo, você irá conhecer um pouco mais sobre como é fazer um intercâmbio em Portugal, e sobre algumas oportunidades que te esperam por lá.

Alguns aspectos positivos e negativos

Ao optar por fazer um intercâmbio em outro país, colocamos em consideração vários fatores antes de apostar no país de destino.

No caso de fazer um intercâmbio em Portugal deve ser levada em conta a questão idiomática, se você quer ir para Portugal para aprimorar o seu inglês, sugiro que mude o destino, pois nesse País europeu só se fala o “português de Portugal” – como os portugueses costumam dizer por lá, porém a Universidade do Porto oferece curso de inglês.

Em contrapartida se a sua intenção é fazer um intercâmbio em Portugal para fazer o ensino médio ou fazer mestrado, entre outras graduações, você está indo para o lugar ideal, pois o que não falta em Portugal são universidades portuguesas ricas em conhecimento e tradição em cursos como o curso de Direito.

Se você é adepto a um meio ambiente 100% limpo, te aconselho a não ir para Portugal, lá é permitido fumar dentro dos restaurantes e lanchonetes, e também não possuem o costume de jogar o lixo no lixo, qualquer lugar é bom para jogar fora o papel de bala ou a bituca de cigarro.

Contudo, outro aspecto positivo para os estudantes que vão fazer um intercâmbio em Portugal é a questão geográfica, a localização desse país em relação ao restante da Europa é propicio para quem almeja estudar e turistar também para outras regiões da Europa, pelo fato de que a União Européia possui transito livre para quem deseja viajar pelo país de carro ou até mesmo de trem.

Universidades e bolsas de estudo.

Portugal possui uma universidade que foi fundada em 1911, considerada a melhor universidade de Portugal, a Universidade do Porto aposta muito em internacionalização recebendo mais de 3 mil estudantes intercambistas anualmente.

A Universidade do Porto possui programa de bolsas para estudantes do ensino médio e oferece bolsas para cursos de Física, e também bolsas para mestrado, essas bolsas de estudo pagam toda a alimentação, acomodação, custos do curso e também o transporte dentro do país.

Para nós brasileiros uma opção muito viável são as associações fechadas entre universidades brasileiras e portuguesas, onde facilitam a vida do estudante que quer fazer um intercâmbio em Portugal, que são chamados de convênios acadêmicos, facilitando para o intercambista a oportunidade de conseguir uma bolsa para fazer o curso que almejar.

Um dos grandes patrocinadores das bolsas ibero americanas é o banco Santander, onde de acordo com o perfil do estudante proporciona a oportunidade de fazer um mestrado em Portugal, entre outros níveis de graduação e conhecimento.

O estudante brasileiro tem uma vantagem muito grande ao fazer um intercâmbio em Portugal pelo fato de que as universidades portuguesas passaram a aceitar o ENEM como prova de admissão.

Visto e trabalho durante o intercâmbio

Para você que irá fazer um intercâmbio em Portugal será necessário ter seu passaporte válido em mãos e tirar o seu visto, isso é possível fazer junto ao consulado português que determinará a categoria apropriada para o tempo que ficará no país.

Geralmente o período que o consulado libera é de 6 meses no mínimo, esse período pode ser renovado em Portugal, mediante a comprovação de acordo com a necessidade do intercambista.

O estudante deverá ter em mãos os documentos necessários para a obtenção do visto, como por exemplo, meios que comprovem que o estudante conseguirá se mantiver no país e a carta de aceitação da universidade que irá realizar a sua graduação ou até mesmo o mestrado em Portugal.

Em Portugal os estudantes estrangeiros que fazem intercâmbio em Portugal não podem trabalhar, para conseguir é necessário passar por uma burocratização bem rígida para conseguir a autorização, essa papelada toda custa mais ou menos 40 euros.

Outra opção também existe, mas não é de acordo com as normas governamentais do país, são os trabalhos de verão, são trabalhos temporários e remunerados que surgem apenas de um acordo entre o dono do estabelecimento e os intercambistas. Podendo trabalhar em hotéis, cafés, restaurantes e outros lugares, especialmente em regiões turísticas, por isso pedem que o aluno que faz o intercâmbio em Portugal saiba no mínimo inglês, outras vezes espanhol e francês.

Alimentação e moradia

O gasto com a alimentação costuma ser pouco comparando com outros lugares da Europa. Alguns alimentos que são consumidos com mais frequência possuem valores menores que os outros, assim como o vinho, e não há falta desses produtos em supermercados.

Caso você não seja muito de cozinhar, não se preocupe, durante o seu intercambio em Portugal você poderá desfrutar da culinária portuguesa, que é deliciosa marcada com receitas quentes e pesada, e não se assuste, é supernormal pedir em duas ou mais pessoas e compartilharem do pedido todas juntas.

Aconselho-te a experimentar as receitas mais tradicionais, que são o pastel de Belém, bacalhau, bolinho de bacalhau, sardinhas assadas, caldo verde, entre muitas outras receitas que irão te surpreender.

Sobre o lugar onde residir durante o seu intercâmbio em Portugal existem duas opções a sua escolha.

A primeira é uma casa de estudantes, como se fosse uma república, aqui você terá a oportunidade de conhecer outros estudantes e o livre arbítrio para se planejar de acordo com a sua rotina estudantil e entre passeios, poderá dividir quarto ou ficar sozinho.

Se durante o seu intercâmbio em Portugal você deseja viver exatamente como os portugueses vivem, essa segunda opção será ótima para você, aqui você viverá em uma casa de uma família local, tendo a oportunidade de conhecer passo a passo do dia a dia dos portugueses.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre fazer um intercâmbio, o conselho é que você se planeje e faça um intercâmbio, lugares maravilhosos estão esperando por sua visita e tenho certeza que Portugal está de braços abertos a sua espera.

Brasão.png
Shares
  • Facebook
  • Pinterest

Informações gerais

Nome: República Portuguesa.

Gentílico: Portuguesa.

Brasão: 

Capital:
Lisboa.

Língua oficial:
Potuguês (oficial).

Governo:
República Semipresidencialista.

População:
11,02 milhões de habitantes (estimativa 2018).

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano):
0,847 (Pnud 2017) – índice de desenvolvimento humano muito alto.

Alfabetização:
95,9%.

Moeda:
Euro.

Site oficial: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc21

Dicas Extras

10 canais para estudar espanhol online

Tipos de visto para morar em Malta

Guia de Profissões e Salários de TI na Irlanda

O QUE É PRECISO PARA MORAR NA IRLANDA?


Newsletter Signup

Comments
Advertisement

30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal 30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal

30 profissões e seus salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

Os 20 Melhores salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

Brasileiros-Em-Portugal-Como-mora-e-Como-Trabalhar-em-portugal-9.jpeg Brasileiros-Em-Portugal-Como-mora-e-Como-Trabalhar-em-portugal-9.jpeg

Como Morar em Portugal

Morar Em Portugal

20 profissionais mais requisitados em Portugal

Trabalhar Em Portugal

Newsletter Signup

Copyright © 2018 Jawn Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.

Newsletter Signup

Pin It on Pinterest

Share This