Graus acadêmicos em Portugal - Absolutamente tudo sobre Morar em Portugal
Connect with us

Intercâmbio cultural

Graus acadêmicos em Portugal

Kênia Batista

Published

on

Graus acadêmicos em Portugal

Quais são os graus acadêmicos no país? De acordo com a Direção-Geral do Ensino Superior, existem gruas e diplomas que vão do ensino superior até o doutorado. Saiba mais sobre cada um deles:

Licenciatura

A licenciatura é um grau acadêmico, onde o curso é dado nas universidades do país que podem ser públicas ou privadas, além das escolas politécnicas. O grau acadêmico de licenciatura é conferido a todos os estudantes que completarem e forem aprovados em todas as disciplinas. As propostas de curso variam de cada matéria e para cada plano de estudo, mas a duração desse grau acadêmico costuma variar entre 6 e 8 semestres.

               Mestrado integrado

Em Portugal, o mestrado integrado é oferecido apenas em universidades e pode ser integrado junto a licenciatura. A duração costuma variar entre 10 e 12 semestres. Assim que o título de mestre é conferido, o acadêmico conclui o ciclo completo de mestrado integrado. Depois de ser aprovado em todas as unidades curriculares, é preciso finalizar a cerimônia com a defesa da dissertação. Nesse caso, o mestrado integral tem caráter profissional e assim que o acadêmico defende o seu projeto, ele obtém o grau de mestre.

Mestrado

Diferente do mestrado integrado, esse mestrado é considerado “normal”, tem duração mais curta, levando apenas de 3 a 4 semestres e pode ser ministrado em faculdades privadas ou públicas. Em algumas escolas técnicas de Portugal também. Os alunos devem ser aprovados em todas as matérias e disciplinas para só depois fazer a defesa da dissertação que deve ser pública. Só assim adquirem o grau de mestre.

Doutorado

Esse é o último dos graus acadêmicos em Portugal, que confere o título de Doutor aos acadêmicos que são aprovados em ato público em defesa de sua tese. A duração desse grau pode ser de 6 a 8 semestres.

Os cursos técnicos

Mesmo os cursos técnicos superiores não conferindo qualquer tipo de grau acadêmico em Portugal, é possível se formar em apenas dois anos. Já os diplomas técnicos superiores profissionais recebem o título e o diploma sendo considerado um grau acadêmico. Isso porque 70% das disciplinas são de carácter técnico e só 30% é de formação geral. Os cursos técnicos superiores profissionais ainda têm 70% das horas de aulas voltadas para as disciplinas de formação prática.

Reconhecimento dos graus acadêmicos em Portugal

Essa é uma das maiores dúvidas de estudantes que pretendem ir para Portugal, é se terão reconhecimento? Essa até era uma dificuldade antes, mas nos dias de hoje tudo melhorou, mas ainda é um processo burocrático. Tudo vai depender da ementa, da carga horária e das disciplinas cursadas. Quando você faz pós-graduação, por exemplo, seja em nível de doutorado ou mestrado, em Portugal, você precisa que as universidades brasileiras reconheçam esse grau acadêmico. Para que essa aprovação aconteça, normalmente depende da carga horário, da ementa e das disciplinas aplicadas. Isso quer dizer que se você um dia, tem a vontade de validar seu grau acadêmico de um país para outro, o mais indicado é que você procure por cursos que ofereçam uma grade parecida, com algum curso no Brasil. O prazo de revalidação de documentação e reconhecimento do diploma em cursos superiores, pode ser obtido em no máximo 180 dias.

Dicas Extras

Conheça os passos para morar em portugal, conheça os passos e aprenda como Trabalhar em Portugal: como conseguir?

]]>

Kênia ama escrever poesias, e ha três anos escreve conteúdos para a internet. É apaixonada por viagem e estrelas. Admira e aproveita as inúmeras oportunidades que a vida oferece. Vive intensamente para aprender e servir.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement