Connect with us

Morar Em Portugal

Elaboração do Processo para cidadania portuguesa

Elaboração do Processo para cidadania portuguesa

A nacionalidade portuguesa tem sido solicitada por muitos brasileiros  que possuem o direito de ser cidadãos europeus perante a lei.

E nesse procedimento é importante buscar informações para que você esteja ciente de como fazer a Elaboração do Processo para cidadania portuguesa.

Ao longo desse artigo iremos orientá lo para que não haja dificuldade e nem dúvidas na hora da Elaboração do Processo para cidadania portuguesa. Confira!

Elaboração do Processo

Primeiramente para Elaboração do Processo para cidadania portuguesa você precisa está ciente de como funciona e sobre todos os direitos que  lei de nacionalidade Portuguesa oferece aos cidadão.

A lei permite o direito a cidadania portuguesa a todo cidadão estrangeiro que possua nacionalidade originária através de laços sanguíneos,ou de forma derivada, que se dá por meio de aquisição.

Veja como funciona cada caso e em qual delas você se encaixa para iniciar a Elaboração do Processo para cidadania portuguesa.

Shares
  • Facebook
  • Pinterest

Descobrindo se tenho direito

O primeiro passo como foi falado acima, é saber se você possui realmente o direito de adquirir a cidadania portuguesa.

Você poderá descobrir através de comprovações e documentos, principalmente através da certidão de nascimento do cidadão português.

De início para saber  se você enquadra em um dos requisitos para a obtenção da nacionalidade, é fundamental que você consiga fazer a análise de viabilidade para adquirir a sua cidadania portuguesa  

O serviço de análise de viabilidade para cidadania portuguesa serve para verificar  a viabilidade do processo, obter um parecer mais claro sobre os documentos, verificar a necessidade de retificação de documentos, estabelecer  um cronograma e também um orçamento.

Resumindo a  análise de Viabilidade para cidadania portuguesa é um meio para saber se o interessado realmente tem o direito de requerer a cidadania portuguesa, após ser feito essa análise é mais fácil dar continuidade ao processo de Elaboração do Processo para cidadania portuguesa.

Você poderá contratar empresas que fazem serviços de cidadania, para realizar a verificação da viabilidade desse processo.

Você também poderá fazer essa pesquisa montando sua árvore genealógica, analisando seus documentos, fotografias com informações.

Se você não tiver o documento original de nascimento do português, busque informações em contatos com parentes e informações sobre o local de seu nascimento.

Reunindo toda a documentação.

Após descobrir seu direito de requerer a cidadania portuguesa, você precisará reunir toda a documentação no Brasil sendo a segunda coisa a se fazer na  Elaboração do Processo para cidadania portuguesa.

A documentação pode variar um pouco baseado no artigo da lei da nacionalidade que você se encaixa.

No site do consulado Português no Brasil, você poderá encontrar informações detalhadas e específicas sobre cada caso de nacionalidades.

Confira abaixo os documentos que são indispensáveis no geral para o requerente da cidadania portuguesa.

  • Documento de identificação do requerente. Passaporte ou ou RG válidos.
  • Foto 3×4;
  • Certidão de nascimento em inteiro teor do requerente, emitida há menos de um ano.
  • Certidão de nascimento de cada ascendente português
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de antecedentes criminais emitida pela Polícia Federal há menos de 90 dias.
  • Dependendo do caso documentos que comprovem vínculos com a nação Portuguesa.
  • Documentos devidamente apostilados.

Se houver  a necessidade de um familiar seu tirar a cidadania antes de você, atente-se para a ordem em que o processo deverá acontecer, e verifique se todos os interessados possuem a documentação exigida.

Para encontrar encontrar a certidão de nascimento do cidadão português originário, é possível solicitar o documento por meio do Portal do Cidadão.

Quando a certidão tem mais de 100 anos, é mais fácil encontrar o registro no Arquivo Distrital do local onde a certidão  foi emitida.

Retificações, transcrição e homologações da documentação

Na  Elaboração do Processo para cidadania portuguesa se tratando de documentação, estando com ela em mãos, será é necessário que você faça a conferência das informações contida no documento.

Tenha certeza que os nomes nas certidões de nascimento e em todos os documentos esteja escrito corretamente assim como qualquer outro dado. No caso de informações incorretas, você precisará fazer uma retificação.

Se você está tirando a cidadania por meio da sua mãe, um procedimento importante a ser feito é a  transcrição do casamento ou união estável dos seus pais para os registros de Portugal.

Autenticações e reconhecimentos de assinaturas na documentação.

Quando os documentos estiverem  de acordo, você precisará autenticar, assinar, reconhecer firma e apostilar cada um deles, uma das últimas fases da Elaboração do Processo para cidadania portuguesa.

O apostilamento de documentos tornou-se obrigatório pois o Brasil agora é um signatário da Convenção de Haia, conhecida como Apostila de Haia.

Todos os documentos públicos brasileiros devem ser apostilados em um cartório devidamente habilitado, para a validar e autenticar a documentação.

Confira no site da Anoreg todos os cartórios autorizados para realizar o apostilamento de documentos ou consulte a página do Consulado Geral de Portugal e saiba mais sobre o assunto.

Tudo pronto para solicitar a Cidadania Portuguesa

Para a realização do pedido de cidadania em todos os consulados seja online ou presencial, deverá ser feito o preenchimento dos formulários específicos para cada caso disponível para o pedido da nacionalidade.

Cada procedimento terá os seus custos. O pedido só poderá ser realizado após o pagamento dos valores de cada serviço.

Os documentos deverão ser enviados pelos correios para a Conservatória dos Registros Centrais Portugal, órgão responsável pelo processo de cidadania.

O órgão responsável entrará em contato com o requerente após a verificação do documento e informará sobre o andamento e  finalização do processo.

Quando o requerente se tornar cidadão português, receberá a certidão de nascimento portuguesa, e poderá solicitar o seu Bilhete de identidade (BI) e o passaporte português junto ao Consulado de Portugal.

Dicas e Curiosidades

  • O requerente a nacionalidade  portuguesa não precisa se apresentar pessoalmente em Portugal para solicitar a cidadania, é possível providenciar a nacionalidade  por procuração.
  • Existem empresas que prestam esses tipo de serviço. Quando o pedido é feito  por elas o processo é mais rápido e você não terá muito trabalho.
  • A nacionalidade portuguesa não exclui o direito de nacionalidade, permitindo a dupla cidadania, portanto o cidadão tem direitos tanto em Portugal, quanto no Brasil.

Obrigada por acompanhar esse artigo sobre Elaboração do Processo para cidadania portuguesa! Passeie pelo nosso blog, e confira, temos muito mais informações para orientá-lo sobre Portugal !

Confira Requisitos para entrar em Portugal, o Estatuto de Igualdade de Direitos entre Portugal e Brasil e saiba também Como Obter A Cidadania Portuguesa Para Filhos De Portugueses e dê uma olhada nas 10 Melhores Cidades de Portugal para viver !

Newsletter Signup

Comments

30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal 30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal

30 profissões e seus salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

10 países em que é possível estudar de graça – ou quase

Intercâmbio cultural

Os 20 Melhores salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

20 profissionais mais requisitados em Portugal

Trabalhar Em Portugal

Newsletter Signup

Newsletter Signup

Pin It on Pinterest

Share This