Connect with us

Busca de certidão

Documentos para morar em Portugal

Kênia Batista

Published

on

Documentos para morar em Portugal Os documentos para morar em Portugal são vários e é importante saber todo o processo para consegui-los, sabemos que não é tão simples chegar em um país europeu e querer morar e fazer tudo o que você deseja realizar como estudar, trabalhar ou até mesmo ir ao médico.    

Para cada caso há alguns documentos específicos e por isso independente do que você pretende fazer no país é bom conhecer tudo que é necessário. Um dos documentos para morar em Portugal que é indispensável é o visto, que tem para estudante ou estágio, empreendedor, trabalhador e aposentado, além da cidadania pois muitos brasileiros estão procurando uma forma de melhorar de vida e Portugal tem sido o destino de muitos. Confira nesse artigo tudo que você precisa saber para morar em Portugal e os documentos que são exigidos.  

As vantagens

Com a situação que o Brasil enfrenta hoje de crise, muita violência, falta de oportunidade, a chance de sair do país é a melhor opção para muitos. Portugal não é visto só para os brasileiros como um bom lugar para morar, pessoas de outros países como Estados Unidos tem se mudado para o país. As vantagens de morar nessa região é a segurança, considerado como o terceiro país mais seguro do mundo é tranquilo para andar qualquer horário, a policia está sempre presente e a justiça funciona bem, por isso veja quais os documentos para morar em Portugal se você deseja viver nesse lugar. Sossego e paz é o que se encontra no país, as pessoas procuram muito ter uma vida mais tranquila sem aquela correria de cidade grande. Morar em Portugal é ter essa tranquilidade no dia a dia, se você pretende morar no interior é mais certeza desse ambiente de paz, se observando um pouco desse benefícios você já se interessou para morar no país, veja quais documentos para morar em Portugal logo, pois alguns são bem demorados. Viajar pela Europa é a vontade de milhares de pessoas e morando em Portugal é possível viajar por 49 países do continente. Outra vantagem é a alimentação que é muito saudável, a culinária portuguesa é cheia de peixes e frutos do mar, azeite, legumes e azeitona. A comida deles é mais leve e equilibrada, visto que é focada em alimentos que fazem bem para a saúde. O custo de vida também é um benefício enorme, o vestuário e alimentação são bem mais baratos. Uma pessoa com um salário mínimo vive de modo tranquilo e sem luxo, se comparado com o Brasil vive muito melhor. A saúde pública do mesmo modo atua muito bem, porém não é de graça, mas paga um pequeno valor a vantagem é que crianças e jovens até 18 anos não pagam, para utilizar é exigido um dos documentos para morar em Portugal que você pode conferir ainda nesse artigo.  

Situação econômica

Você pode se planejar e ver todos os documentos para morar em Portugal, mas é importante saber a situação econômica, e ver qual área que é mais fácil de trabalhar, pois nem todas as áreas são simples de encontrar emprego, caso você deseja atuar em um ramo específico procure ver como funciona. O país sofreu uma grande crise em 2012 e vem tentando se levantar através de aberturas de novas empresas. Portugal permite com mais facilidade e rapidez, mas não menos burocrático a abertura de empresas, visto que é um modo de aumentar a oportunidade de emprego no país, se você deseja morar e empreender saiba quais os documentos para morar em Portugal. Há falta de emprego em Portugal, apesar de ter diversas vagas em comércio, mas a pessoa só recebe um salário mínimo e são muitas horas de trabalho. Caso você vai para o país a trabalho também é preciso ter os documentos para morar em Portugal. Atualmente a situação econômica no país já melhorou bastante desde a crise até hoje, mas para um estrangeiro conseguir um emprego pode demorar muito. O modo da organização de Portugal é muito diferente do Brasil, procure quais as áreas com mais demanda no país.

Saiba sobre os documentos para morar em Portugal

Os documentos para morar em Portugal e procedimentos devem ter toda a sua atenção para caso você tenha vontade ou já se decidiu que vai morar nesse país, pois alguns documentos são retirados aqui no Brasil no consulado de Portugal e outros são feitos assim que você chega ao país. O primeiro passo é o visto, ele é retirado no consulado e tem um tempo, então veja isso com antecedência, se o caso for cidadania é no mesmo lugar. Junto com o visto é preciso um seguro de saúde e através do PB4 você pode resolver isso de uma forma mais barata. É necessário fazer contribuições ao INSS ou ser dependente de alguém que faça essa colaboração. Quando você chegar em Portugal você tem 3 dias para ir à loja do cidadão e se apresentar ao SEF (Serviços de Estrangeiros e Fronteiras). Dessa forma você consegue o título de residência que é indispensável como um dos documentos para morar em Portugal, ele é feito somente para quem tem visto para residir no país, o título demora em torno de um mês e é retirado no SEF. O BI que é o seu número de identidade necessário para diversas situações como cadastro em compra, para trabalhar e no título de residência. Um dos documentos para morar em Portugal é o NIF que é como o CPF que usamos no Brasil, para fazer é preciso do seu passaporte e um representante que tenha residência no país, pode ser um cidadão português ou um brasileiro que more mais de 6 meses em Portugal. Esse representante recebe todas as suas correspondências e depois de 6 meses você trocar. Para quem vai trabalhar e tem o visto de trabalho precisa tirar o NISS mais um dos documentos para morar em Portugal, ele é um número da Segurança Social, é feito pela empresa ou pelo próprio trabalhador e garante acesso a benefícios de parentalidade e desemprego. Para usufruir da saúde pública é necessário o documento de Cartão do Utente que dar o acesso ao médico da família e atendimento nos hospitais públicos. Agora você tem todas as informações de documentos para morar em Portugal, se planeje e procure ter todo conhecimento para que nada venha dar errado, se você gostou desse conteúdo continue nos acompanhando que sempre temos novidades.

Dicas Extras

10 canais para estudar espanhol online Tipos de visto para morar em Malta Guia de Profissões e Salários de TI na Irlanda O QUE É PRECISO PARA MORAR NA IRLANDA?]]>

Kênia ama escrever poesias, e ha três anos escreve conteúdos para a internet. É apaixonada por viagem e estrelas. Admira e aproveita as inúmeras oportunidades que a vida oferece. Vive intensamente para aprender e servir.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement