Connect with us

Trabalhar Em Portugal

Construção civil em Portugal

Construção civil em Portugal

Shares
  • Facebook
  • Pinterest
O segmento da construção civil em Portugal foi bastante afetado pela crise que assolou o país europeu entre os anos de 2011 e 2013. Nesta época, inúmeros trabalhadores acabaram perdendo seus postos de trabalham e partiram então para outros países da Europa, buscando novas oportunidades.

No total, aproximadamente 200 mil postos de trabalho foram perdidos no segmento entre os anos de 2010 e 2014, quando o país fez o pedido de auxílio financeiro, a troika.

No momento atual, o segmento da construção civil em Portugal se encontra em um período de recuperação, uma vez que a economia do país vem melhorando ao longo dos últimos anos.

Neste artigo você vai encontrar algumas informações a respeito do segmento de construção civil em Portugal. Confira.

A recuperação do segmento no país

Em virtude da recuperação da economia portuguesa nos últimos anos, depois da crise econômica entre 2011 e 2013 no país, no momento, pode-se dizer que o segmento da construção civil em Portugal se encontra em uma fase de recuperação.

Desta forma, este mercado tem voltado a se erguer bem aos poucos, entretanto a quantidade de postos de trabalho persiste bem segmentado e com preferência para profissionais que contem com mais experiência.

Durante o primeiro trimestre do ano de 20174, 23 mil novos postos de trabalho foram criados no segmento de construção civil em Portugal.

A criação de cerca de 80 mil novos postos de trabalho nos próximos 3 anos é estimativa de crescimento deste mercado.

O papel do turismo na recuperação do setor

Um dos fatores que foi responsável por contribuir para a recuperação do setor de construção civil em Portugal nos últimos anos foi o segmento de turismo, que vem crescendo atualmente.

Com o crescimento da vista de turistas, a construção de novos hotéis vem sendo necessária, especialmente na cidade de Lisboa, a capital do país.

Em virtude da construção desses novos hotéis, a demanda por profissionais do segmento da construção civil em Portugal acabou crescendo e esses trabalhadores voltaram a ser essências dentro do mercado de trabalho português.

Shares
  • Facebook
  • Pinterest

Além da construção de hotéis, há espaço para que esses profissionais atuem também na recuperação e na reforma de diversas casas nos centros históricos da capital que irão se tornar pontos de alojamento para turistas.

Mesmo assim, muitos trabalhadores do setor de construção civil em Portugal ainda continuam optando por atuar no mercado de trabalho de outros países do continente europeu, como a Alemanha, a França e a Suíça.

Isso se deve ao fato de que nesses países os trabalhadores da área costumam receber salários bem mais altos do que no mercado de trabalho da construção civil em Portugal.

 

Validação do diploma para trabalhar na construção civil em Portugal

Caso engenheiros do Brasil considerem trabalhar no setor da construção civil em Portugal, é necessário, de antemão, saber o que é necessário para que tenham seus diplomas validados para atuarem no país.

Engenheiros de outra nacionalidade que desejem atuar no mercado de trabalho da construção civil portuguesa, devem em primeiro lugar ingressar na Ordem dos Engenheiros de Portugal.

Para isso, devem fazer o pedido de inscrição de forma presencial ou enviando pelos Correios as cópias autenticadas da documentação exigida pela Ordem para tanto.

Para ingressar na Ordem dos Engenheiros de Portugal, o trabalhador estrangeiro vai ter seu currículo profissional avaliado e caso o mesmo seja aprovado e o interessado possua um período de experiência maior que 5 anos na área, poderá se tornar um membro efetivo e atuar no mercado de trabalho português como engenheiro.

Se o currículo avaliado não for aprovado ou não estiver dentro dos parâmetros que a Ordem exige é possível que o profissional interessado seja solicitado a realizar uma prova de conhecimento, competências e aptidões para se habilitar a trabalhar no segmento de construção civil português.

 

E para trabalhar como arquiteto?

Shares
  • Facebook
  • Pinterest

Para os profissionais da arquitetura, o Brasil e Portugal possuem um acordo firmado que permite que os profissionais arquitetos possam atuar livremente, promovendo a colaboração e a troca entre os países.

Para atuar no mercado de trabalho da construção civil português, os arquitetos formados no Brasil, necessitam apenas ter um registro ativo no Conselho de Arquitetura e Urbanismo brasileiro, por, no mínimo, 1 ano.

É necessário também que o profissional apresente o seu diploma de graduação, além de um comprovante de residência em território Português.

 

Existem vagas na construção civil de Portugal?

Sim, existem vagas de emprego no segmento da construção civil no país, entretanto, no momento, a preferência de contratação fica para os profissionais portugueses.

Para conseguir uma contratação é necessário que o profissional possa comprovar que tem experiência na área e se estiver procurando por um cargo de arquiteto ou de engenheiro civil, precisa comprovar a sua formação acadêmica também.

 

Os salários da construção civil em Portugal

Custo-de-vida-em-Portugal - Brasileiros Em Portugal
Shares
  • Facebook
  • Pinterest
Na lista abaixo você pode encontrar a média salarial dos profissionais que atuam no segmento da construção civil no país. Confira:

  • Ajudante de Construção Civil – média salarial de 729 euros;
  • Eletricista – média salarial de 977 euros;
  • Arquiteto – média salarial de 1.160 euros;
  • Engenheiro civil – média salarial de 1.152 euros;
  • Empreiteiro – média salarial de 1.242 euros;

Considerando os salários praticados atualmente em Portugal no mercado de trabalho da construção civil, deixar o Brasil para atuar lá pode não ser tão vantajoso.

Em alguns casos, os salários chegam a ser menores que os praticados no mercado da construção civil no Brasil, e em Portugal pode ser bem difícil conseguir iniciar o trabalho no segmento, principalmente para quem tem pouca experiência.

Para conseguir atuar por lá é necessário ter uma bagagem anterior, já que os profissionais experientes têm preferência. Especialmente para ocupar os cargos de engenheiro, arquiteto e de desenhista.

Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre o mercado de trabalho, oportunidades de emprego, estudos e turismo nos países da Europa, você encontra mais conteúdo como esse aqui no blog.

Continue acompanhando as nossas publicações e confira as nossas postagens anteriores.

Dicas Extras

 

10 canais para estudar espanhol online

Tipos de visto para morar em Malta

Guia de Profissões e Salários de TI na Irlanda

O QUE É PRECISO PARA MORAR NA IRLANDA?

Newsletter Signup

Comments

30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal 30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal

30 profissões e seus salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

10 países em que é possível estudar de graça – ou quase

Intercâmbio cultural

Os 20 Melhores salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

20 profissionais mais requisitados em Portugal

Trabalhar Em Portugal

Newsletter Signup

Newsletter Signup

Pin It on Pinterest

Share This