Connect with us

Intercâmbio cultural

Como validar o Diploma em Portugal

Kênia Batista

Published

on

Como validar o diploma em Portugal

Diploma

Certificado de notas

Programas e Cargas Horárias

Modelo 527, no caso do “Reconhecimento de Habilitações/526 no caso da Equivalência” – a adquirir na Imprensa Casa da Moeda Uma boa notícia é que nem todos os cursos precisam ser validados em Portugal. Por exemplo, se você vier para o país estudar a validação do diploma não é obrigatória. Você precisa validar o diploma em algumas situações. Confira abaixo:

Estágio profissional em Portugal

Caso queira fazer um estágio profissional em Portugal através do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) é necessário validar seu diploma. Torna-se obrigatório para ter a equivalência das disciplinas cursadas no país de origem.

Erasmus em Portugal

Já se você quiser essa opção. Erasmus em Portugal, ou seja, estudar um semestre da graduação lá. Ser aprovado pelo ENEM é o primordial. Em 2000, foi feito um Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre Portugal e o Brasil. Assim tem a segurança de que o reconhecimento e a validação dos diplomas acadêmicos entre os dois países é certa.

Mestrado ou doutorado

Já aos que pretendem fazer mestrado ou doutorado em Portugal, é preciso apresentar o seu diploma, histórico de notas, média geral do curso e a grade curricular com as cargas horárias. Há universidades que pedem um currículo profissional e uma carta de motivação para a entrada no curso. O lado bom é que não há provas de seleção. Preocupe-se em ter um bom currículo e um histórico escolar.

Quanto custa?

Geralmente, o preço cobrado é cerca de € 450. Podem levar até 6 meses para a conclusão do processo sendo ou não aprovado. A maioria das universidades portuguesas públicas, o pagamento é dividido em duas partes. Você dá entrada de 30% quando solicita o processo e a segunda parte que seriam 70% restantes do valor quando for retirar o documento.

Registro de diploma

O processo descrito acima vale para as graduações. Porém para o reconhecimento ou equivalência em mestrado ou doutorado, é necessário registrar. O registro do diploma também é uma maneira de reconhecer o seu grau acadêmico e, na maioria das vezes, é mais rápido para se fazer. Para fazer o pedido de registro, acesse o site da Direção-Geral do Ensino Superior e verifique a lista de documentos necessários. Contudo, se você almeja arranjar um doutorado em Portugal, poderá também fazer a solicitação diretamente na universidade que quer estudar. O processo custa em média € 27 e o tempo estimado para a finalização é no máximo três meses. Bem mais rápido que a validação do diploma da graduação. É de suam importância passar por esse processos para que seu diploma valha no país português e para que você possa também concorrer a bolsas de estudos ou porque a universidade ou instituição de ensino que você pretende continuar seus estudos exige isso. Não é tão comum empresas pedirem isso aos seu empregadores, porém é necessário estar preparado para qualquer situação. Busque informar-se nos sites que citamos a cima acerca de cada documento e detalhes do processo para que nada saia errado e para que você tenha mais chances de entrar. Espero ter auxiliado com esse artigo e tirado dúvidas a respeito desse processo tão importante. Vale lembrar que cada universidade tem seu processo de aprovação por isso lembre-se de ver corretamente e com atenção os documentos necessários e etapas de aprovação para estudar e aprimorar seus diplomas. Por causa do tratado acima citado temos mais facilidades nesses processos. Mas mesmo assim, seja meticuloso e atencioso nesse momento. Os documentos pedidos podem variar também de acordo com a sua profissão. Há profissões como advogados, engenheiro dentre outros que podem exigir processos diferenciados. Veja o que está de acordo com sua categoria e participe! Se você já passou por isso, não deixe de compartilhar conosco sua experiência e deixar-nos dicas sobre. Já aos que pretendem validar o diploma em Portugal, desejo boa sorte nesse processo! Até a próxima!

Dicas Extras

Conheça os passos para morar em portugal, conheça os passos e aprenda como Trabalhar em Portugal: como conseguir?]]>

Kênia ama escrever poesias, e ha três anos escreve conteúdos para a internet. É apaixonada por viagem e estrelas. Admira e aproveita as inúmeras oportunidades que a vida oferece. Vive intensamente para aprender e servir.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement