Connect with us

Trabalhar Em Portugal

Como prestar concursos públicos em Portugal

Como prestar concursos públicos em Portugal

Você sonha em trabalhar em Portugal? Saiba que uma das oportunidades para seu sonho se realizar é participar dos concursos públicos em Portugal.

Portugal é realmente um país almejado por várias pessoas que buscam novas oportunidades de trabalho,de estudo e também de investimento.

Confira abaixo muitas informações e dicas sobre os concursos públicos em Portugal !

Concursos públicos em Portugal

Para trabalhar em cargos na administração Pública é necessário prestar  concursos públicos em Portugal, assim como no Brasil.

A agência estatal Bolsa de Empregos Públicos ( BEP) é responsável por transmitir informações que permite simplificar e dar maior transparência aos processos de recrutamento dos cargos na administração pública em Portugal.

Shares
  • Facebook
  • Pinterest

Através do Estatuto de Igualdade e direito e deveres entre Portugal e Brasil Decreto-Lei n.º 154/2003, de 15 de Julho, os brasileiros legalizados no país poderão concorrer às vagas dos concursos públicos em Portugal, exceto as que forem reservadas aos portugueses natos.

O Diário Oficial da República fará a divulgação das vagas dos cargos públicos disponíveis, e para participar dos concursos públicos em Portugal, é necessário ler o edital que explica o regulamento do concurso.

Os editais dos concursos públicos em Portugal é disponibilizado online pelo portal do BEP. Nele estará constando se o concurso é aberto para estrangeiros.

Para participar dos concursos públicos em Portugal, é preciso ser residente no país, ter o passaporte, o visto, e toda documentação necessária.

O Estatuto de Igualdade de direitos assegura a brasileiros e portugueses os mesmo direitos de um cidadão no seu país de origem. Assim os brasileiros podem prestar concursos públicos em Portugal e até seguir carreira política.

Prestar  concursos públicos em Portugal é realmente uma grande oportunidade  para quem sonha em trabalhar e morar em Portugal.

Fique por dentro dos requisitos para  participar dos concursos em Portugal.

Requisitos para participar dos concursos públicos em Portugal

Para participar dos concursos públicos em Portugal é preciso enviar o formulário preenchido de cada entidade específica, o Currículo Vitae com data, fotografia e assinatura, certificados de habilitação  ou exemplos de trabalhos realizados.

Dentre as documentações necessárias tenha em mãos seu passaporte válido e o documento de autorização de cidadão emitido de acordo estatuto de igualdades.  

A lista de documentos você poderá acessar junto ao portal de divulgação do concurso, juntamente com as informações que descrevem o concurso público.

Acesse as informações do concurso para que você possa ficar por dentro das especificações, e se você se encaixa nos requisitos como a idade mínima para participar do concurso,o grau de escolaridade e função a ser desempenhada.

Você encontra também as informações sobre as provas, empresa contratante,função a ser desempenhada, quantidade de vagas disponíveis e o valor do salário, etc.

Toda a documentação deverá ser apresentada dentro do tempo determinado pelo regulamento do concurso.

Qual funciona o processo para concursos públicos em Portugal

A primeira fase do processo dos concursos público em portugal para os cidadãos portugueses e brasileiros se resume na realização de uma prova ou a análise do Currículo do candidato à vaga.

As informações para prova pode ser encontrada no Diario da Republica. La estará disponível as matérias  pré especificadas para se preparar para a prova.

A segunda fase inclui avaliação psicológica ou métodos específicos de acordo com a lei. A fase final se resulta na avaliação de todas as etapas para determinar uma nota final.

Os resultados são publicados através de uma listagem  onde consta todos os candidatos e suas notas.

Sites de divulgação de concursos públicos em Portugal

Fique por dentro dos concursos públicos em Portugal através dos Portais de divulgação online.Confira abaixo alguns sites!

  • O site da Administração Central do Sistema de Saúde ( ACSS) divulga as  oportunidades e dispõe uma lista de concursos abertos nas áreas de saúde e medicina.
  • O portal BASE disponibiliza contratos e licitações públicas em Portugal, que podem ser consultados por qualquer cidadão.

Estatuto de Igualdade de Direitos entre Portugal e Brasil

O Estatuto de Igualdade de Direitos entre Portugal e Brasil foi assinado em 2000. É um acordo firmado para que os brasileiros tenham os mesmos direitos dos portugueses estando em Portugal, e também para que os portugueses tenham os mesmo direitos dos brasileiros estando no Brasil.

Para obter o Estatuto de Igualdade de Direitos é preciso ser maior de 18 anos, e possuir o cartão de autorização de residência em Portugal ou no Brasil, sendo necessario ja residir no país no  minimo 6 meses.

Alguns dos benefícios oferecidos pelo Estatuto de Igualdade de Direitos entre Portugal e Brasil é poder prestar concurso público, candidatar-se às eleições locais possuindo visto de residência há mais de quatro anos.

E também ter igualdade nos direitos políticos, podendo votar nas eleições municipais, se este possuir o  visto de residência há mais de dois anos.

É permitido também concorrer a bolsas de estudo e trabalhar em qualquer função em Portugal ou Brasil.

Dicas e curiosidades

Para solicitar a Igualdade de Direitos vá ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras(SEF). E para validação de diplomas é preciso entrar em contato com a instituição de ensino Superior em Portugal para saber o procedimento.

Há um Consulado Brasileiro situado em Portugal que disponibiliza vagas através de concurso, para trabalhar como funcionário público do Governo brasileiro em diversos setores em Portugal, mas é preciso ter a situação legalizada no país.

Leia com muita atenção os editais dos concursos e se prepare estudando bastante e tenha em dia toda a documentação exigida.

Agradecemos por acompanhar o artigo sobre concursos públicos em Portugal.

Você também encontrará aqui no blog ,O que é o Espaço Schengen, como fazer Intercâmbio em Portugal e todos os Requisitos para entrar em Portugal. Disponibilizamos vários outros assuntos para orientá-lo, confira!

Dicas Extras

10 canais para estudar espanhol online

Tipos de visto para morar em Malta

Guia de Profissões e Salários de TI na Irlanda

O QUE É PRECISO PARA MORAR NA IRLANDA?

Newsletter Signup

Comments

30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal 30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal

30 profissões e seus salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

10 países em que é possível estudar de graça – ou quase

Intercâmbio cultural

Os 20 Melhores salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

20 profissionais mais requisitados em Portugal

Trabalhar Em Portugal

Newsletter Signup

Newsletter Signup

Pin It on Pinterest

Share This