Connect with us

Intercâmbio cultural

Como obter visto para estudar em Portugal

Como obter visto para estudar em Portugal  

O visto é um documento que te permite entrar em um país, obtendo então o visto para estudar em Portugal, você poderá aproveitar as muitas oportunidades que o país oferece para sua experiência acadêmica.   

Estudar fora do país é o máximo! É realmente uma chance de crescimento, e novas experiências. Portugal é um dos destinos escolhido, por muitos estudantes e trabalhadores brasileiros !

Para ajudar você criamos esse artigo explicando como conseguir o  visto para estudar em Portugal, confira !

Shares
  • Facebook
  • Pinterest

Como tirar  meu visto para estudar em Portugal ?

Primeiramente para obter o seu visto para estudar em Portugal , você terá que está matriculado a uma instituição de ensino do país.

Você precisará apresentar a carta de aceitação emitida pela instituição de ensino de Portugal,  ao consulado de Portugal mais próximo da sua cidade, onde você estará levando todos os documentos requeridos para obter seu visto.

É também primordial saber  o tempo que você passará no país estudando. Pois se o tempo for inferior ou igual a um ano, você precisará de um Visto de Estada Temporária, mais se for superior a um ano, será o Visto de Residência.

Acompanhe abaixo  todos os documentos que você terá que preparar para ter o seu visto para estudar em Portugal.

Shares
  • Facebook
  • Pinterest

Documentação :

  • Como foi mencionado acima, providencie sua carta de aceitação emitida pela Universidade ou escola que você irá estudar, ou o comprovante de inscrição do curso pretendido.
  • Faça também uma declaração com sua assinatura falando sobre o curso que pretende fazer, contendo o nome da instituição de ensino, a data de início e fim do curso, e também o local onde você irá morar em Portugal.

Você precisará comprovar se terá condições de se manter financeiramente enquanto estuda no país. Os meios de comprovação de  subsistência em Portugal poderá ser provado  através dos seguintes documento:

– Comprovante de Bolsa de estudo

– Um Termo onde um  familiar se responsabiliza por todas as suas despesas durante sua estadia  no país, contendo foto,assinatura, e declaração de imposto de renda do responsável.

– Cópia da última declaração de imposto de renda do aluno.

  1. Para tirar visto para estudar em Portugal também é necessário o comprovante de arrendamento de sua moradia no país. Você poderá apresentar os seguintes itens para comprovação :

– Declaração da Universidade dizendo que se responsabilizará do alojamento do estudante .

– Comprovante de aluguel de um alojamento , ou comprovante de uma reserva em um hotel,  por uma período mínimo de uma semana, feita pelo aluno.

– Carta convite  feita por um cidadão que mora legalmente no país, assegurando que irá hospedar o aluno durante o curso.

Shares
  • Facebook
  • Pinterest
  • O estudante terá que ter também o Seguro médico internacional de viagem. O seguro privado poderá ser substituído pelo PB4 que é o seguro de saúde gratuito em acordo com o governo brasileiro e Portugal.

– O PB4  garante aos contribuintes do INSS, o direito de assistência médica e hospitalar em terras portuguesas, com os mesmos direitos de um cidadão local. O Brasil tem esse acordo com a Itália e Cabo Verde também.

  • Apresentar também Atestado de antecedentes criminais emitido pelo site da Polícia federal.
  • Duas fotografias  coloridas, no tamanho 3×4, tiradas recentemente.
  • Cópias das páginas de identificação e das folhas usadas do seu passaporte. Leve seu passaporte no dia em que for comparecer ao consulado.
  • Cópia do Requerimento do pedido de visto.
  • Cópia do Boleto bancário pago.
  • Cópia do RG. RNE, se for estrangeiro.
  • Declaração para receber o visto em casa.
  • Declaração falando que está ciente que não poderá viajar para o país, sem o visto para estudar em Portugal.
  • Autorização SEF( Serviço de Estrangeiros e Fronteiras).
  • Os pedidos feitos por estudantes menores de 18 anos devem vir acompanhados de uma autorização para viagem de menor desacompanhado, assinada pelo responsável, com assinatura reconhecida em cartório.

Documentação pronta! Qual o próximo passo?

Preparando toda a documentação, o estudante deverá preencher o formulário de pedido de visto.

Após preencher o formulário solicitando seu visto para estudar em Portugal,   imprima-o e assine no local apropriado e cole uma fotografia.

Você deverá também  preencher o Requerimento de Visto e emitir o boleto para fazer o pagamento.

Após seguir essas orientações acima, junte o formulário de pedido de visto, uma cópia do boleto pago e o requerimento de visto e coloque em um envelope junto com toda a documentação e envie conforme as exigências do  Consulado de Portugal escolhido por você.

Depois de enviar a documentação para tirar o visto para estudar em Portugal , aguarde!

O  Consulado irá verificar a documentação, estando tudo correto, você será convocado a comparecer ao Consulado, pode ser para uma entrevista ou como para finalização do processo.

Aguarde o contato do Consulado de Portugal e Compareça no dia agendado e no horário marcado.

Dicas !

  • Acesse o site do consulado de Portugal escolhido por você e análise todas as orientações para obtenção do  visto para estudar em Portugal.
  • Planeje sua viagem, e solicite seu visto com bastante antecedência.
  • Não compre sua passagem antes de tirar seu visto para estudar em Portugal.
  • Não é possível viajar para Portugal com visto de turista,  e trocar para o visto de estudante estando lá no país, a solicitação de visto para estudar em portugal deve ser feita no Brasil.
  • Se você for fazer conexão com outro país , tenha em mãos o comprovante de hospedagem em Portugal.

Finalizo então nossa conversa, desejando muito sucesso e  dizendo que sua escolha de estudar em Portugal será uma ótima experiência para construir sua carreira profissional.

As universidades de Portugal tem recebido muitos estudantes e estão preparadas, oferecendo um ensino de qualidade!

Faça uma viagem no nosso blog e fique atualizado com mais informações sobre Portugal, um destino muito querido pelos brasileiros! Até breve!

Dicas Extras

10 canais para estudar espanhol online

Tipos de visto para morar em Malta

Guia de Profissões e Salários de TI na Irlanda

O QUE É PRECISO PARA MORAR NA IRLANDA?


Newsletter Signup

Comments

Morar em Portugal

30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal 30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal

30 profissões e seus salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

Os 20 Melhores salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

Brasileiros-Em-Portugal-Como-mora-e-Como-Trabalhar-em-portugal-9.jpeg Brasileiros-Em-Portugal-Como-mora-e-Como-Trabalhar-em-portugal-9.jpeg

Como Morar em Portugal

Morar Em Portugal

20 profissionais mais requisitados em Portugal

Trabalhar Em Portugal

Newsletter Signup

Newsletter Signup

Pin It on Pinterest

Share This