Como morar em Portugal com cidadania Europeia - Absolutamente tudo sobre Morar em Portugal
Connect with us

Morar Em Portugal

Como morar em Portugal com cidadania Europeia

Kênia Batista

Published

on

Como-morar-em-Portugal-com-cidadania-Europeia

Como morar em Portugal com cidadania Europeia

Para brasileiros e qualquer outra pessoa que tenha cidadania europeia, morar em Portugal se torna muito mais fácil, assim como em qualquer outro país da Europa. Para isso, tirar a cidadania europeia, existe um processo.

Precisa de visto?

Se você já tem a cidadania europeia, não é necessário ter visto, o que é uma das vantagens. Sendo assim, para morar em Portugal, com cidadania europeia, não é necessário visto do país. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que não é tão simples chegar em Portugal alugar uma casa e pronto.

Os processos que devem ser feitos para morar em Portugal sem maiores problemas, envolve alguma burocracia.

               Primeiro passo depois de chegar em Portugal

Depois de chegar ao país é preciso ir até a Câmara Municipal e solicitar uma certificação de registro de cidadão da União Europeia. Depois de 3 meses que já estiver no país, dentro do prazo de 30 dias, você recebe o certificado e então poderá morar em Portugal com cidadania europeia.

               Quais são os documentos necessários e o preço?

O valor da certificação gira em torno de 15 euros, e os documentos que você precisa ter em mãos para levar até a Câmara Municipal são:

  • Comprovante e moradia, no país já;
  • Passaporte;
  • Declaração de que exerce algum tipo de trabalho, ou que possui condições para se sustentar autonomamente. Se for estudante, é preciso uma declaração da escola ou Universidade de quanto tempo irá estudar, e ainda os meios para se sustentar.

Qual o prazo para receber o certificado?

O certificado muitas vezes é entregue na mesma hora e tem validade de 5 anos. Após esse tempo você pode renová-lo sempre que for preciso.

               Quanto tempo leva para ser atendido?

Se você tem passaporte ou cidadania europeia você tem vantagens. A Câmara Municipal não é igual o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), por isso o atendimento costuma ser mais rápido. Dessa forma para morar em Portugal com cidadania europeia é mais fácil do que só com o passaporte do Brasil.

Mas é válido ressaltar que você terá de ir até o SEF quando seu certificado estiver prestes a vencer. Vá sempre uns dias antes, para fazer uma marcação. Com isso você evita algumas burocracias de ter de comprovar que já mora no país, e o que esteve fazendo quando o certificado venceu, etc.

Durante a sua “Renovação” do certificado no SEF, você pode pedir um cartão, que na verdade é um papel, que serve para como um comprovante de residência permanente. Esse documento é válido por 10 anos e só é feito pelo SEF.

               Vantagens de morar em Portugal com cidadania europeia

Em primeiro lugar você não precisará de visto, em segundo, para retirar o certificado para morar no país é bem menos burocrático e rápido se você tiver a cidadania. Nesse caso não precisa ir ao SEF de primeira, nem perder tempo mostrando milhares de documentos para prolongar o seu visto.

Você pode trabalhar com carteira assinada, pagando imposto de renda, seguro social, e ter todos os direitos e benefícios que os portugueses também têm. Os brasileiros que possuem só visto nem sempre podem trabalhar, se o visto for de estudante, por exemplo, isso não é possível.

               Aprendendo a língua

               Quando se tem uma dupla cidadania é essencial aprender o idioma. Já pensou você ter um passaporte Italiano e as pessoas falarem com você na língua e você não entender e nem saber falar nada? Se você possui cidadania de outro país, faça um esforço e tente aprender a língua.

O português de Portugal não está muito longe da nossa língua, e fica bem mais fácil. Portanto estude um pouco, nem que for o básico, assim garanto que já não passará tanta vergonha.

Dicas Extras

Gostou do nosso texto sobre Como comprar passagem aérea barata? Então continue navegando no blog e leia a primeira da parte do nosso Guia sobre intercâmbio e conheça 5 vantagens de estudar fora do país!( Já sabe como irá enviar seu dinheiro para o exterior? Conheça a plataforma Transferwise, nós usamos e indicamos). Como está fazendo o seu planejamento para morar em portugal? Compartilhe conosco a sua experiência na seção de comentários!

]]>

Kênia ama escrever poesias, e ha três anos escreve conteúdos para a internet. É apaixonada por viagem e estrelas. Admira e aproveita as inúmeras oportunidades que a vida oferece. Vive intensamente para aprender e servir.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement