Connect with us

Morar Em Portugal

Como Funcionam os Transportes de Lisboa

Como Funcionam os Transportes de Lisboa

O transporte de Lisboa oferece variadas opções, como o metro, os bondes, os ônibus, os trens e os taxis e se você pretende visitar a cidade, vale a pena conhecer um pouco mais sobre como se locomover por lá através desses meios de transporte.

Assim você poderá planejar melhor a sua viagem e escolher as melhores formas de fazer os seus passeios pelo local.

Conhecendo melhor o transporte de Lisboa antes de chegar na cidade, você tem a oportunidade de planejar melhor a sua estadia, escolhendo com antecedência os meios que vai utilizar para se locomover por lá e conhecer os atrativos da cidade com mais segurança.

Shares
  • Facebook
  • Pinterest

Veja no artigo de hoje como funcional o transporte de Lisboa. Continue lendo para saber mais.

Metropolitano de Lisboa

Para começar a falar do transporte de Lisboa, vamos começar pela rede metropolitana subterrânea da cidade, que foi inaugurada em 29 de dezembro do ano de 1959 e conta com 43 km de extensão, sendo dividido em 4 linhas e possui 55 estações.

O metro da cidade de Lisboa é aberto às 6h30, quando os primeiros trens começam a circular e o serviço encerra as 1h, quando sai o último trem.

Provavelmente esse é o transporte de Lisboa que quem vai visitar a cidade vai utilizar com mais frequência.

O metro de Lisboa conta com um aplicativo para aparelhos móveis (Android e iOS), onde é possível consultar todas as informações úteis sobre a rede metropolitana da cidade, tais como o estado da mesma em tempo real, simulações de percursos, GPS e outras funcionalidades.

Você pode baixar o app gratuitamente na Google Play ou na Apple Store.

CARRIS: ônibus e bondes elétricos

A Companhia de Carros de Ferro de Lisboa, conhecida como CARRIS é a responsável pelo transporte de Lisboa em relação aos ônibus, carros elétricos e elevadores da cidade e foi fundada no ano de 1872.

Trens

Os Comboios de Portugal (CP) é a empresa responsável pelo transporte de Lisboa em relação aos trens e existem duas principais linhas que ligam o conselho de Lisboa a outros conselhos que ficam localizados dentro do distrito: a Linha de Cascais e a Linha de Sintra.

A Linha de Cascais funciona de 2ª a 6ª feira, entre as 5h30 e as 1h30 e a Linha de Sintra, de 2ª a 6ª feira entre as 5h10 e a 1h08, dependendo do percurso realizado pelo trem.

Para ir da cidade de Lisboa até Sintra usando o trem, basta toma-lo no Rossio e seguir até Sintra, que é a última estação do trajeto.

Taxi

Dependendo da situação, a melhor alternativa de transporte de Lisboa para você se locomover pela cidade é usando um taxi.

Na cidade existem diversas companhias em atividade e deixaremos para você os telefones de contato de algumas delas, além de um resumo sobre os preços do taxi em Lisboa.

Na cidade, o preço mínimo de uma corrida é denominado pelo termo bandeirada, e, atualmente, o valor mínimo de uma bandeirada é de 3,25 euros, durante o dia. Isso significa que esse é o preço que você já começa pagando assim que entra no taxi.

O primeiro incremento vai ocorrer depois dos primeiros 1800 metros e o valor cobrado é de 0,10 euros a cada 24 segundos.

No período da noite, depois das 20h, aos finais de semanas e nos feriados, o preço da bandeirada mínima sobe para 3.90 euros. O valor dos incrementos é o mesmo, mas o primeiro deles ocorre depois de 1440 metros.

Se você vai escolher o taxi como seu meio de transporte de Lisboa, é importante que você saiba que a sua bagagem pode gerar um custo adicional de 1,60 euros.

Se estiver na cidade e precisar chamar um taxi por telefone, os números de algumas das principais companhias desse tipo de transporte de Lisboa são os seguintes:

  • Cooptaxis / Autocoope: 217 932-756;
  • Teletáxis: 21 811-1100;
  • Radio Táxis Lisboa: 21 936-2113;
  • Retális / Cooperativa Rádio Táxis de Lisboa: 21 811-9000 ou 91 978-1000 ou 96 953-1660 ou 93 811-9002;

Você pode simular uma corrida de taxi para saber qual será o preço aproximado do percurso que você vai fazer, para isso, você pode acessar o link a seguir: https://www.worldtaximeter.com/lisbon.

Como ir do aeroporto até o centro da cidade

Se você vai chegar à cidade e quer saber como chegar, usando o transporte de Lisboa, até o centro, veja a seguir o que você deve fazer.

A alternativa mais econômica e também a mais rápida é indo de metro. A estação do Aeroporto de Lisboa é um dos finais da linha vermelha e dependendo de onde você deseja ir, existem duas opções para chegar ao centro da cidade de Lisboa:

  • Aeroporto – Linha Azul

Você deverá seguir a linha vermelha até a última estação, a São Sebastião, onde está localizado o El Corte Inglês, e então mudar para a linha azul, no sentido Santa Apolônia.

Não será necessário validar novamente o seu ticket de transporte de Lisboa.

As seguintes estações já estão localizadas no centro histórico da cidade: Estação Avenida, Estação Restauradores, Estação Baixa-Chiado, Estação Terreiro do Paço e Estação Santa Apolônia.

  • Aeroporto – Linha Verde

Você deverá seguir pela linha verde até a Estação Alameda e então mudar para a linha verde no sentido Estação Cais do Sodré.

As seguintes estações já estão localizadas no centro histórico de Lisboa: Estação Martim Moniz, Estação Baixa-Chiado e Estação Cais do Sodré.

Os ônibus públicos, por sua vez, não são um meio de transporte de Lisboa mais recomendado para ir do aeroporto até o centro histórico da cidade, isso porque, por não serem um serviço destinado aos turistas, a viagem pode durar muito tempo (até 40 minutos, dependendo do trânsito).

No artigo de hoje você viu como o transporte de Lisboa funcionam e agora já pode planejar os seus passeios pela cidade com mais tranquilidade e mais segurança.

Se você gostou desse artigo e quer ver mais conteúdo como esse, continue acompanhando as nossas postagens e confira também os nossos artigos anteriores no arquivo aqui do blog.

Dicas Extras

10 canais para estudar espanhol online

Tipos de visto para morar em Malta

Guia de Profissões e Salários de TI na Irlanda

O QUE É PRECISO PARA MORAR NA IRLANDA?


Newsletter Signup

Comments

30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal 30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal

30 profissões e seus salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

10 países em que é possível estudar de graça – ou quase

Intercâmbio cultural

Os 20 Melhores salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

20 profissionais mais requisitados em Portugal

Trabalhar Em Portugal

Newsletter Signup

Newsletter Signup

Pin It on Pinterest

Share This