Connect with us

Morar Em Portugal

Como Funciona a Análise de Viabilidade para cidadania portuguesa

Como Funciona a Análise de Viabilidade para cidadania portuguesa

A cidadania portuguesa é um direito que muitos brasileiros possuem. E a maioria das pessoas têm se interessado pelo processo de solicitação dessa nacionalidade dando o primeiro passo pela Análise de Viabilidade para cidadania portuguesa.

A Análise de Viabilidade para cidadania portuguesa, tem ajudado as pessoas a descobrir se tem o direito de requerer a nacionalidade, seja por atribuição ou aquisição.

Acompanhe nesse artigo mais informações detalhadas sobre como funciona a Análise de Viabilidade para cidadania portuguesa.

Análise de Viabilidade para cidadania portuguesa

A Análise de Viabilidade para cidadania portuguesa é uma das fases mais importante no processo de nacionalidade portuguesa no Brasil ou em Portugal.

Esse serviço de Análise de Viabilidade para cidadania portuguesa serve para verificar  a efetividade do processo, averiguar a retificação de documentos, coletar informações para saber se poderá dar início ao procedimento.

A Análise de Viabilidade para cidadania portuguesa é um meio para saber se o interessado tem o direito de requerer a cidadania portuguesa. Tendo o direito, é dado a continuidade ao processo para entrar com o pedido.

Se o requerente  não tem direito , o serviço de Análise de Viabilidade para cidadania portuguesa apresentará o motivo que impediu a continuação do processo para requerimento da cidadania.

Como funciona o serviço ?

Empresas especializadas em serviços de cidadania, realiza a análise de documentos indispensáveis à viabilidade do pedido para cidadania portuguesa.

Mesmo que você se encaixe em algum caso para obter a nacionalidade pela lei , é necessário que seja feita o reconhecimento dos documentos apresentados para comprovar realmente o seu direito no processo de cidadania portuguesa.

Para ser feito o serviço, é necessário que o requerente apresente alguns documentos como:

  • Certidão de nascimento do ascendente português ( pai mãe ou avó), certidão do interessado se caso irá fazer o pedido como filho, neto ou bisneto de portugueses.
  • Documentos comprovando o casamento ou uma união estável.
  • Documentos que comprove a residência há mais de 6 anos em portugal e autorização de residência se for pedir a cidadania por tempo de residência em portugal.

A Análise de Viabilidade para cidadania portuguesa é conduzida com muito cuidado , procurando  reduzindo ao máximo a possibilidade de atrasos e indeferimento da solicitação da cidadania em Portugal.

O processo é feito em partes. A confirmação do direito à nacionalidade portuguesa é feitos por empresas que realizam suas pesquisas junto a conservatórias e arquivos distritais, com intuito de encontrar a certidão de nascimento do ascendente português do interessado.

Depois que  certidão do ascendente português do requerente for encontrada para Análise de Viabilidade para cidadania portuguesa  é constatado o grau de parentesco entre ambos.

O Próximo passo é providenciar a documentação no Brasil, a empresa responsável instruirá o interessado nesse processo.

Em seguida é feito a análise da documentação, com o intuito de verificar a necessidade ou não de providenciar retificação nos documentos (deficiências em relação a nomes, sobrenomes, datas,locais número de matrículas das certidões,etc).

Após ser feito a análise da documentação  e ser aprovada, a empresa providenciará o apostilamento da documentação junto ao Cartório competente para essa função.

Tendo toda a documentação dentro das exigência da lei é o momento de enviar os documentos a Portugal, para se entrar com o pedido.

Recebida os documentos em Portugal, a empresa faz protocolo do pedido de nacionalidade do interessado junto à Conservatória dos Registros Centrais ou junto a uma das Conservatórias do Registro Civil.

De início é gerado a numeração do processo de nacionalidade do interessado no sistema da CRC, então é  iniciado a fase de acompanhamento processual.

Nesta fase, muitas empresas oferece ao interessado a possibilitamos de consultar o andamento processual do seu processo através do site na área do cliente.

O processo de nacionalidade portuguesa deve considerar quatro fases: digitalização, classificação, análise, que é a fase mais demorada  e por fim o registro.

Com o processo de nacionalidade  concluído e, em posse da certidão de nascimento portuguesa do interessado em Portugal, a empresa faz o envio da mesma ao Brasil.

Após o interessado receber a certidão poderá fazer o requerimento

dos documentos portugueses (cartão do cidadão e passaporte eletrônico português) junto ao Consulado português.

O requerimento dos documentos portugueses é presencial, ou seja, não será  possível a representação por terceiros, e pode ser feito no Brasil, em um dos consulados portugueses do seu estado.

O requerimento dos documentos poderá ser feito também em  Portugal, em uma das Conservatórias de Registro Civil ou em uma das Lojas do Cidadão.

Empresas que realizam esse serviço

Há muitas empresas que fazem os serviços de Análise de Viabilidade para cidadania portuguesa. Para saber mais detalhes entre em contato com a empresa explicando em qual caso você se encaixa dentro da lei de nacionalidade.

Confira os sites!

Cidadania Portuguesa

O número de solicitação de cidadania Portuguesa aumentou cerca de 50%  de 2016 para 2018 de acordo com as informações do Jornal Económico.

No ano de 2016 cerca de 117.629 pessoas pediram a cidadania portuguesa, e em 2018 esse número aumentou 59 mil, chegando ao total de 176.285 pedidos.

Dentre os que se tornam portugueses, o maior número de pessoas são de brasileiros, depois os cidadão de Cabo verde, Ucrânia e Guiné Bissau. Tem aumentado também os pedidos feitos por judeus sefarditas.

Shares
  • Facebook
  • Pinterest

A nacionalidade Portuguesa pode ser adquirida quando nasce ou ao longo da vida, e ela também pode ser perdida.

Para fazer o pedido da cidadania portuguesa você precisa esta dentro das condiçoes exigidas pela lei da nacionalidade e apresentar a documentação que comprove seu direito de adquiri-la por atribuição ou aquisição.

Confira esses artigos que fala sobre Cidadania Portuguesa e Dupla cidadania: quem tem direito e como adquirir.

Dicas e Curiosidades

  • Consulte a Lei da Nacionalidade e Regulamento da Nacionalidade Portuguesa, e a lei do seu país de origem, ou de onde você tem nacionalidade.
  • Você não precisará abdicar da sua nacionalidade para obter a Portuguesa, mas verifique primeiro se as leis do seu país permitem dupla nacionalidade.

Obrigada por acompanhar o artigo sobre Análise de Viabilidade para cidadania portuguesa. Você encontrará nesse blog informações que vai lhe ajudá-lo se você tem interesse em morar, estudar, investir, ou mesmo passear em Portugal. Confira!

Dicas Extras

10 canais para estudar espanhol online

Tipos de visto para morar em Malta

Guia de Profissões e Salários de TI na Irlanda

O QUE É PRECISO PARA MORAR NA IRLANDA?

Newsletter Signup

Comments

30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal 30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal

30 profissões e seus salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

10 países em que é possível estudar de graça – ou quase

Intercâmbio cultural

Os 20 Melhores salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

20 profissionais mais requisitados em Portugal

Trabalhar Em Portugal

Newsletter Signup

Newsletter Signup

Pin It on Pinterest

Share This