Como Estudar Odontologia em Portugal
Cursar odontologia no Brasil costuma ser bastante concorrido e caro, por isso, estudantes brasileiros esquematizam estudar no exterior. Portugal surge como primeiro na lista nesse momento devido as facilidades e aceitação do ENEM por diversas universidades portuguesas.
As vantagens de se estudar odontologia ou medicina dentária, como é chamado em Portugal, é que o curso tem um Mestrado Integrado com duração de 5 anos. Ou seja, você se forma com título de mestre. Além disso, as estruturas das universidades são sem igual, e também a experiência proporciona uma troca e vivências muito grande com pessoas de outros países. Outra vantagem é a possibilidade de fazer um intercâmbio de um ou dois semestres durante a graduação em outros países da Europa.
Assim como o curso de medicina em Portugal, para estudar odontologia é necessário morar em Portugal legalmente por dois anos completos ou seis meses e solicitar o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres para agilizar o processo. Depois esse período morando no país, o aluno pode inscrever-se no Concurso Nacional para concorrer a uma vaga em odontologia e tirar a nota mínima exigida.O custo do curso de odontologia em Portugal para estrangeiros varia em cada universidade e fica entre € 6.000,00 e € 12.500,00 por ano. Infelizmente, ressaltamos que a nota do ENEM não é aceita para o curso de medicina dentária em Portugal. Vale lembrar que as universidades públicas são mais conceituadas que os particulares. As melhores universidades que oferecem o curso de odontologia em Portugal. Confira abaixo:
Universidade de Coimbra
Universidade de Lisboa
Universidade do Porto
Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz
Instituto Universitário de Ciências da Saúde
Universidade Católica Portugal
Universidade Fernando PessoaPara o Brasil, é necessário validar o diploma português antes de começar a atuar na área. Atualmente, as validações de diploma de cursos obtidos no exterior estão rápidas e há um prazo máximo de até 6 meses. Para isso, procure uma universidade pública que possua um curso semelhante ao cursado no exterior.
Com essas dicas fica bem mais fácil saber como ingressar e os itens necessários para isso. Espero ter ajudado nessa nova jornada. E se você já ingressou em odontologia em Portugal não deixe de compartilhar sua experiência conosco para ajudar a outros também! Até a próxima!
Dicas extras
- Conheça o artigo sobre as10 Melhores Cidades de Portugal para viver, conheça os passos e aprenda comoTrabalhar em Portugal: como conseguir?
- Conheça o passo a passo paraTrabalhar na Austrália
Trabalhar no exterior – O Guia Completo de dicas valiosas para Trabalhar fora do Brasil!