Connect with us

Intercâmbio cultural

Como Estudar Odontologia em Portugal

Kênia Batista

Published

on

Portugal surge como primeiro na lista nesse momento devido as facilidades e aceitação do ENEM por diversas universidades portuguesas.

As vantagens de se estudar odontologia ou medicina dentária, como é chamado em Portugal, é que o curso tem um Mestrado Integrado com duração de 5 anos.

Ou seja, você se forma com título de mestre. Além disso, as estruturas das universidades são sem igual, e também a experiência proporciona uma troca e vivências muito grande com pessoas de outros países.

Outra vantagem é a possibilidade de fazer um intercâmbio de um ou dois semestres durante a graduação em outros países da Europa. Assim como o curso de medicina em Portugal, para estudar odontologia é necessário morar em Portugal legalmente por dois anos completos ou seis meses e solicitar o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres para agilizar o processo.

Depois esse período morando no país, o aluno pode inscrever-se no Concurso Nacional para concorrer a uma vaga em odontologia e tirar a nota mínima exigida.

O custo do curso de odontologia em Portugal para estrangeiros varia em cada universidade por ano.

Infelizmente, ressaltamos que a nota do ENEM não é aceita para o curso de medicina dentária em Portugal. Vale lembrar que as universidades públicas são mais conceituadas que os particulares.

As melhores universidades que oferecem o curso de odontologia em Portugal. Confira abaixo:

Universidade de Coimbra Universidade de Lisboa

Universidade do Porto

Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

Instituto Universitário de Ciências da Saúde

Universidade Católica Portugal

Universidade Fernando PessoaPara o Brasil, é necessário validar o diploma português antes de começar a atuar na área. Atualmente, as validações de diploma de cursos obtidos no exterior estão rápidas e há um prazo máximo de até 6 meses.

Para isso, procure uma universidade pública que possua um curso semelhante ao cursado no exterior. Com essas dicas fica bem mais fácil saber como ingressar e os itens necessários para isso. Espero ter ajudado nessa nova jornada.

E se você já ingressou em odontologia em Portugal não deixe de compartilhar sua experiência conosco para ajudar a outros também! Até a próxima!

 Dicas extras

Trabalhar no exterior – O Guia Completo de dicas valiosas para Trabalhar fora do Brasil!]]>

Kênia ama escrever poesias, e ha três anos escreve conteúdos para a internet. É apaixonada por viagem e estrelas. Admira e aproveita as inúmeras oportunidades que a vida oferece. Vive intensamente para aprender e servir.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement