Connect with us

Trabalhar Em Portugal

Como está a área de engenharia em Portugal

Como está a área de engenharia em Portugal

Shares
  • Facebook
  • Pinterest

O país europeu conta com uma das mais altas taxas de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo e está em constante expansão em diversos segmentos profissionais e no artigo de hoje vamos falar sobre a área de engenharia em Portugal.

O segmento enfrenta uma certa carência, tendo estado em queda de cerca de 15% nos anos anteriores.

Atualmente, entretanto, o país tem alcançado um nível melhor para pessoas que buscam uma oportunidade no segmento. Assim como em áreas como a informática, onde a falta de profissionais é muito grande e vem acarretando desfalque até mesmo nas grandes empresas da capital do país.

Veja nos tópicos a seguir como está, atualmente, a área de engenharia em Portugal.

Qual é o panorama da área de engenharia em Portugal?

Os engenheiros de manutenção são os profissionais do segmento que possuem mais demanda no país, bem como os engenheiros de processo, de qualidade, de mecânica, engenheiros eletrotécnicos, industriais e engenheiros civis.

Atualmente, mercado de engenharia em Portugal aposta, principalmente, na reabilitação e na construção de edificações.

Em virtude de toda essa demanda de profissionais qualificados, o mercado para profissionais da engenharia em Portugal tem oferecido um crescimento constante das médias salariais, que cresceram cerca de 22% nos últimos 2 anos, como citam dados da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

No país, nos últimos 2 anos, a cada 10 cursos universitários com as maiores médias de aprovação e ingresso, 5 deles eram cursos de engenharia.

Grandes empresas portuguesas costumam valorizar as relações interpessoais e os candidatos às vagas disponíveis que possuem um maior background técnico.

Além disso, saem na frente aqueles candidatos que possuem domínio de idiomas diferentes e que possuem competências comunicacionais.

Outro tema que está em alta quando se trata do segmento de engenharia em Portugal é a sustentabilidade.

As empresas do país vêm apostando em projetos que passam pela investigação e o desenvolvimento e pela eco-eficiência das edificações e das indústrias.

O desenvolvimento de sistemas integrados para melhor gestão de energia e recursos com o objetivo de desenvolver e aplicar metodologias para aumentar a produtividade gastando menos têm também têm sido prioridade no país.

É importante conhecer quais os setores da engenharia estão em crescimento de demanda no país para aqueles que pretendem investir em uma carreira internacional por lá neste segmento.

O que é necessário para trabalhar em na área de engenharia Portugal?

Para atuar no mercado da engenharia em Portugal, é necessário que o profissional estrangeiro passe por um processo de revalidação do diploma. O interessante é que esse processo não é muito difícil.

Em primeiro lugar, é necessário assinar o termo de reciprocidade que é exigido tanto pelo Confea quanto pela Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP). Além disso, é necessário se associar a OEP e fornecer a documentação exigida pelo órgão, listada a seguir:

  • Requerimento preenchido da forma adequada;
  • Cópia autenticada da carteira profissional;
  • Cópia autenticada do passaporte;
  • Cópia do cartão cidadão;
  • Foto colorida.

Os documentos devem ser autenticados na Secretaria da OEP ou em uma das sedes ou inspetorias do CREA e entregues através dos Correios ou presencialmente.

Diferente do que ocorre em outros segmentos, os formados em engenharia em Portugal não passam por dificuldades para conseguir um emprego, sendo o grande diferencial deste mercado no país a capacidade do trabalhador de adaptação a situações adversas.

Qual a média salarial anual dos profissionais de engenharia em Portugal?

A variação salarial dos profissionais em engenharia em Portugal fica em uma média de 13 e 34 mil euros por ano (em reais, o valor fica entre 54 e 142 mil). Um diretor geral neste segmento pode chegar a ganhar cerca de 170 mil euros (o que representa um valor de 709 mil reais) em cidades como Lisboa e Porto.

Por ser um profissional com alta demanda no país, o cargo de diretoria geral em engenharia em Portugal é que paga os melhores salários, em uma média de 30 mil euros anuais na construção civil e 55 mil euros no setor industrial.

Você pode conferir quais são os outros profissionais da engenharia mais procurados no país e suas respectivas médias salariais na lista a seguir:

  • Engenheiro Civil: média anual salarial entre 20 mil e 59 mil euros, aproximadamente (entre 75 e 214 mil reais);
  • Engenheiro Eletricista: média anual salarial entre 17 mil e 41 mil euros, aproximadamente (entre 63 e 151 mil reais);
  • Engenheiro Mecânico: média anual salarial entre 19 mil e 50 mil euros, aproximadamente (entre 70 e 183 mil reais);
  • Engenheiro de Software: média anual salarial entre 16 mil e 37 mil euros, aproximadamente (entre 58 e 135 mil reais);
  • Engenheiro Químico: média anual salarial de 14 mil euros, aproximadamente (cerca de 56 mil reais);

Vale a pena investir em uma carreira internacional em Portugal?

Considerado o panorama atual do mercado de trabalho em engenharia em Portugal, vale a pena os profissionais desse segmento investirem em uma carreira internacional no país.

A qualidade de vida pode ser considerada alta, considerando os países próximos, em relação à saúde, segurança, transporte e educação.

Em especial aqueles que procuram iniciar uma carreira no exterior na área da engenharia, podem encontrar boas oportunidades de trabalho e crescimento profissional no país.

Além de oferecer uma qualidade de vida alta para seus habitantes, Portugal também é um país reconhecido mundialmente pela qualidade de ensino de suas instituições de ensino superior, o que é uma boa oportunidade para quem deseja investir também na vida acadêmica.

Além disso, grandes empresas do setor de engenharia estão focadas no país, seja no ramo da indústria, como no da construção civil.

Levando tudo isso em consideração, pode-se dizer que investir em uma carreira internacional na área de engenharia em Portugal pode valar muito a pena.

Agora você já sabe qual é o panorama atual do segmento de engenharia em Portugal e como conseguir uma oportunidade de trabalho nessa área no país.

Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre como é a vida em Portugal, continue acompanhando as nossas publicações e confira também os nossos artigos anteriores.

Dicas Extras

10 canais para estudar espanhol online

Tipos de visto para morar em Malta

Guia de Profissões e Salários de TI na Irlanda

O QUE É PRECISO PARA MORAR NA IRLANDA?


Newsletter Signup

Comments

30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal 30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal

30 profissões e seus salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

10 países em que é possível estudar de graça – ou quase

Intercâmbio cultural

Os 20 Melhores salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

20 profissionais mais requisitados em Portugal

Trabalhar Em Portugal

Newsletter Signup

Newsletter Signup

Pin It on Pinterest

Share This