Guia de conteúdo
Área de Recursos Humanos em Portugal
Você atua no segmento de RH e está pensando em começar uma carreira na Europa? Se sim, conhecer um pouco sobre o mercado de trabalho do segmento de Recursos Humanos em Portugal pode ser uma boa ideia, assim, você pode começar a procurar uma vaga por lá.
Talvez você possa estar pensando… mas Portugal não estava enfrentando uma crise econômica recentemente?
A crise econômica que atingiu a Europa no ano de 2008 ainda permanece na cabeça de muitos, entretanto, em diversos países do Velho Mundo, a mesma está cada vez mais distante. Em terras portuguesas, a crise já quase não afeta a economia e alguns profissionais já estão em falta no mercado.
Entre as profissões com alta demanda, estão os profissionais da área de Recursos Humanos em Portugal. Confira mais sobre isso a seguir.
A área de RH em Portugal
De forma geral, o segmento de Recursos Humanos em Portugal está dividido em 3 grandes áreas aonde o profissional poderá atual depois de se formar:
- As agências de recrutamento e trabalho temporário;
- Empresas de consultoria;
- Gestão de recursos humanos interno nas empresas do país.
De forma geral, as condições de trabalho nas agências de trabalho temporário são as menos favoráveis. Em muitas delas, a função do recrutador é semelhante à de vendedores e os mesmos atuam pelo telefone, recebendo comissões pelo número de pessoas que conseguir empregar.
Nessa área, os salários também costumam ser os mais baixos, em especial nos primeiros anos, podendo nem passar dos 500 euros. Estagiários costuma sequer receber salários na função.
Já no caso das empresas de consultoria a situação é diferente, e você vai encontrar a maior parte dos pontos altos e baixos de trabalhar em Portugal, que podem ser resumidos em altos salários e altas cargas horárias de trabalho.
A discrepância salarial entre consultores de outros segmentos não é significativa, em geram o salário inicial é de cerca de 1 mil euros e aumenta progressivamente ao longo da carreira.
Para conseguir uma vaga no setor de Recursos Humanos em Portugal na área de consultorias, é importante saber que a formação é bastante levada em conta. Em geral, as empresas de consultoria dão preferência para os candidatos que se formaram em universidades públicas.
Além disso, costumam contratar apenas profissionais altamente qualificados, com licenciatura ou mestrado em Gestão de RH, Psicologia e Gestão Empresarial.
Já para atuar no departamento de Recursos Humanos interno de uma empresa, os requisitos de entrada, o ambiente de trabalho, os salários e outros fatores, dependem da própria.
Existem diversas funções que um profissional do segmento pode desempenhar, tais como Técnico de payroll ou de recrutamento.
A progressão de carreira de quem atua na área de Recursos Humanos em Portugal em geral se dá através da seguinte ordem: Estagiário – Técnico – Sénior – Responsável – Diretor.
A faixa salarial é variável, mas em geral um profissional de nível técnico recebe um salário em torno de 1200 e 1800 euros a cada mês, a depender da sua experiência na carreira. Para os cargos de Responsável e Diretor, a média salarial varia entre os 2500 e os 5 mil euros, entretanto, são poucos que atingem esse nível.
O mercado para profissionais de RH brasileiros em Portugal
Se você quer saber se é fácil conseguir uma vaga no segmento de Recursos Humanos em Portugal, a resposta para a sua pergunta é: depende.
Depende de fatores como: o seu nível de qualificação profissional, a sua experiência prévia, o quanto você domina de outro idioma, como o inglês, o espanhol, o alemão ou o francês e se tem disponibilidade de tempo e paciência para buscar a sua vaga.
O processo seletivo para conseguir um emprego na área de Recursos Humanos em Portugal pode ser bastante lento, podendo levar até 6 meses entre a entrevista e o momento da contratação.
Em virtude disso, se você pretende se mudar para Portugal e procurar um emprego lá, é melhor estar preparado e ter dinheiro o suficiente para se manter nos primeiros 6 a 12 meses no país, caso contrário, poderá acabar passando por problemas financeiros.
Visto de trabalho em Portugal
Para atuar no segmento de Recursos Humanos em Portugal você vai precisar obter um visto de trabalho. Via de regra, as empresas portuguesas não costumam contratar estrangeiros sem o visto.
Para solicitar um visto de trabalho, você deve procurar o consulado português no Brasil ou no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, em Portugal.
Para conseguir o visto e atuar no mercado de Recursos Humanos em Portugal é preciso ter, previamente, um contrato ou uma carta de convite de trabalho, além de nãos estar, e nem nunca ter estado, morando de forma ilegal em algum país da Europa e não tenha antecedentes criminais.
Você pode encontrar uma vaga em sites de emprego do país ou através do Linkedin.
Além disso, para atuar em Recursos Humanos em Portugal será necessário entregar a seguinte documentação para obter o visto de trabalho:
- Contrato de trabalho, contendo o horário de trabalho, o cargo a ser ocupado, as funções a serem desempenhadas, o nome do empregador, entre outras informações;
- Declaração do IEFP, que deve ser dada pela empresa contratante;
- Declaração do pedido de visto;
- Passaporte válido, cuja validade deve ser de pelo menos 3 meses;
- Comprovantes dos meios de subsistência, tais como o imposto de renda do ano anterior, por exemplo;
- Comprovante de alojamento, como a reserva de um hotel, por exemplo;
- Seguro de saúde e de viagem;
- Certificado de antecedentes criminais, que pode ser retirado no site da Polícia Federal;
- 2 fotos 3×4 coloridas;
- Cópia do documento de identidade com autenticação em cartório autorizado pelo Consulado Português no Brasil;
- Carteira de Vacinação Internacional, que pode ser obtida no aeroporto;
- Pagamento da taxa do consulado no valor de 420 reais.
Agora você já sabe como está o mercado para profissionais da área de Recursos Humanos em Portugal e o que fazer para conseguir uma vaga no país.
Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre viagens, trabalho e estudo no exterior, continue acompanhando as nossas publicações e confira os nossos artigos anteriores.
Dicas Extras
10 canais para estudar espanhol online
Tipos de visto para morar em Malta
Guia de Profissões e Salários de TI na Irlanda
O QUE É PRECISO PARA MORAR NA IRLANDA?