Connect with us

Morar Em Portugal

20 Motivos para os brasileiros emigrarem para Portugal

20 Motivos para os brasileiros emigrarem para Portugal

Atualmente, muitos brasileiros buscam meios de se mudarem para outros países, e em suas listas de preferências, muitos colocam Portugal como uma prioridade. A escolha é digna de louvores, afinal, Portugal é um ótimo país para se viver, com muitas vantagens.

Se você planeja emigrar para Portugal também, sugerimos a completa leitura deste guia sobre os vinte principais motivos que levam os brasileiros à emigrarem para Portugal. Com certeza você irá se surpreender com a quantidades de motivos que levam o povo do Brasil à preferir construir suas histórias em Portugal. Confira!

Shares
  • Facebook
  • Pinterest

Qualidade de Vida Superior ao Brasil

A qualidade de vida diz respeito ao equilíbrio que podemos encontrar entre os diversos setores de nossas vidas. Dentre eles, destacam-se saúde, área financeira e educação.

A qualidade de vida é um dos fatores essenciais para manter-se feliz e com boas perspectivas de uma vida longa e “bem vivida”. Em Portugal, é possível encontrar um nível satisfatório de qualidade de vida, considerando três aspectos essenciais:

  • Expectativa de Vida ao Nascer;
  • Média de Estudo e Anos Esperados de Educação Formal;
  • PIB/ PPC per Capita.

A expectativa de vida em Portugal é de aproximadamente 82 anos de idade, perdendo para a Espanha – aproximadamente 83 anos de idade, e ganhando do Brasil, que atualmente conta com uma expectativa de vida de 75 anos de idade.

Referente às estatísticas de alfabetização de Portugal, o país possui a maior taxa de analfabetismo da Europa – equivalente à 5%, entretanto, ainda ganha do Brasil, que possui taxa de analfabetismo atual de 7,5%.

Já o PIB per Capita de Portugal é de 19.813,31 USD, enquanto o PIB per Capita brasileiro é de 8.649,95 USD.

Padrão de Vida Europeu

As peculiaridades da vida na Europa atrai muitos brasileiros que buscam viver em Portugal.

Um dos aspectos que chamam a atenção dos brasileiros referente ao padrão de vida dos europeus é o poder de compra que é possível usufruir no continente, abrangendo Portugal.

Shares
  • Facebook
  • Pinterest

 Em Portugal, o poder de compra dos habitantes subiu aproximadamente 78% no final de 2017, referindo-se à média dos outros países pertencentes à União Europeia. O poder de compra significa a capacidade de adquirir bens ou serviços.

Saúde levada a sério em Portugal

A saúde é um aspecto essencial para se analisar quando se decide emigrar para um país. Portugal é uma boa referência quando o assunto é saúde, o que faz com que seja um ótimo motivo para pensar seriamente na imigração para o país.

Diferente do que muitos imigrantes brasileiros acreditam, os brasileiros têm sim total acesso à saúde em Portugal, principalmente quando se encontram em condições de gravidez, doenças pré existentes, infância ou terceira idade.

O funcionamento da saúde pública em Portugal, chamada de SNS (sistema nacional de saúde) se dá através de unidades de saúde, agrupamentos de centros de saúde e estabelecimentos hospitalares públicos.

A saúde pública em Portugal não é gratuita, entretanto, é várias vezes mais barata que as instituições privadas de saúde. Uma consulta básica gira em torno de 4,50€, enquanto uma consulta emergencial custa aproximadamente 18€. Há possibilidade de isenção de taxas de acordo com a condição de saúde do paciente. Normalmente, a isenção é possibilitada para casos como saúde materno-infantil, cuidados de saúde vitais e urgentes, situação de exclusão social, entre outros casos.

Brasileiros que moram em Portugal costumam avaliar como eficiente e complexo o sistema de saúde de Portugal, sendo bastante satisfatória as experiências dos mesmos.

Facilidade com o Idioma

Portugal é um dos países com maior afinidade de idioma ao Brasil, o que torna a imigração saudável para quem não deseja aventurar-se em locais com idiomas diferentes do Português.

O Português de Portugal e o Português Brasileiro apresentam apenas pequenas diferenças, que podem ser aprendidas facilmente, na prática ou de maneira teórica. São algumas das diferenças:

  1. Uso do Pronome Oblíquo
    Ex. “Me dá um beijo?” em PT-BR se transformaria em “Dá-me um beijo?” em Portugal.
  2. Gerúndio e Infinitivo + Preposição
    Ex. “Estou a ligar para você”
  3. Diferenças em Acentos
    Ex. “ténis” e não “tênis”
  4. Diferenças nas Grafias
    Ex. “caminhão” e “camião” 

Facilidade para Imigração

Portugal é um dos países com maiores possibilidades de imigração rápida, fácil e pouco burocrática. emigrar à Portugal de maneira ilegal não é, nem de longe, uma maneira plausível de começar a vida no país.

Os vistos para solicitar residência em Portugal são variados, e você poderá estabelecer-se no país de maneira temporária (sujeita à renovação de vistos) ou de maneira permanente, à depender de suas intenções no país e do tempo passado no mesmo. São alguns dos vistos:

  • Visto de Estudo
  • Visto de Atividade de Investimento
  • Visto de Trabalho, etc.

Habitar em Portugal legalizadamente traz ao cidadão diversos benefícios em toda a Europa.

Segurança em Portugal

Um dos países com maior índice de pacificidade no mundo inteiro é Portugal, você sabia? A segurança de Portugal atrai vários brasileiros, que muitas vezes não encontram satisfação com a segurança do Brasil.

Em Portugal, é possível caminhar a noite, observar caixas eletrônicos no meio da rua, bancos sem portas giratórias e pessoas utilizando seus smartphones sem medo.

Transporte Público

Portugal possui vários meios de transporte, incluindo trens (os chamados comboios, metrôs, ônibus (chamados por lá de autocarros) e bonde elétrico.

Portugal, por ser um país pequeno, possibilita que seus habitantes façam vários tipos de ligações diferentes – conectando vários lugares do país. No caso de trens, você pode optar por viagens curtas, intermunicipais, inter regionais e os chamados alfapendulares (trens de alta velocidade que possui diversas categorias, como turística e alta classe).

Qualidade das Estradas de Portugal

Shares
  • Facebook
  • Pinterest
Estrada N22, Peso da Régua

A qualidade observada nas estradas de Portugal promove uma série de economia aos motoristas que optam por utilizar suas estradas, que estão no 2º lugar no ranking mundial de melhores estradas. As economias referem-se a baixa necessidade de manutenção dos veículos por depreciações causadas pela má qualidade das estradas.

Em Portugal, as estradas cruzam o país inteiro em 721 quilômetros. Além disso, é necessário que cada motorista tenha o próprio seguro de carro.

Culinária

Não é segredo algum que Portugal é reconhecido por sua gastronomia cheia de delícias. São alguns dos pratos portugueses:

  • Pastéis de Bacalhau;
  • Queijo da Serra da Estrela;
  • Pastel de Nata;
  • Broa, etc.

Shares
  • Facebook
  • Pinterest

Internet em Portugal

Este é um aspecto essencial principalmente para brasileiros que trabalham com serviços de tecnologia da informação e semelhantes.

Para a felicidade de todos, a internet de Portugal é uma das mais rápidas do mundo inteiro. A velocidade média de download é de 42,44Mbps, e de upload 21,78Mbps.

Clima de Portugal

Portugal é um país com clima mediterrâneo, e é possível sentir-se bem familiarizado com o clima português, se comparado ao Brasil. Entretanto, as estações são opostas, ou seja: quando é inverno no Brasil, é verão em Portugal.

Em Portugal, o Verão é marcado por marcado por altas temperaturas (podendo chegar até os 40ºC) e ausência de chuvas, enquanto o inverno português é altamente chuvoso, sendo possível até mesmo esquiar em Serra da Estrela.

Tradições da Cultura Portuguesa

Shares
  • Facebook
  • Pinterest

Portugal é um país rico em tradições, e possui uma cultura marcada, sendo muitas vezes classificada por sua beleza, que encanta milhares de brasileiros.

A música se faz muito presente neste cenário, sendo que um dos gêneros populares e característicos da música portuguesa é o fado. O fado é marcado pela melancolia, saudade e destino.

O artesanato também possui uma grande parcela na identificação da cultura portuguesa. Certamente você já encontrou um azulejo pintado, não é mesmo? Lá, é comum encontrar cerâmica, tapeçaria, bordados e joalheria.

Localização

Um dos grandes motivos para que os brasileiros iniciem seus processos de imigração para Portugal é localização privilegiada do país, no continente europeu.

Portugal encontra-se próximo da Espanha e da França, possibilitando viagens econômicas aos dois países vizinhos.

Encontro de Culturas

Em Portugal, é possível encontrar pessoas de várias etnias e de várias partes do mundo, compartilhando seu amor pelo país. Entre as nacionalidades mais comuns em Portugal, é possível encontrar brasileiros, franceses, romenos, angolanos, entre tantos outras.

Shares
  • Facebook
  • Pinterest

Distrito de Aveiro.

Dada às condições favoráveis de imigração para Portugal, houve aumento de 2,3% do número de estrangeiros autorizados a residir no país,

Espaços Verdes

Em Portugal, certamente você se deparará com uma grande quantidade de espaços verdes e naturais ao longo das cidades. Nos últimos tempos, com o grande aumento de construções e ampliação de espaços urbanos, têm se discutido muito – e inclusive, vem sendo estudado em todo o mundo a relação do bem estar com os espaços verdes, naturais.

Em um recente estudo escocês, os voluntários caminharam durante um tempo sobre ambientes verdes, utilizando um aparelho de eletroencefalograma portátil. Em outro extremo, os voluntários também passaram por ruas agitadas, centros comerciais, entre outros ambientes próprios da cid

ade. O resultado do exame realizado nos parques foram ondas cerebrais meditativas, enquanto à cidade provocou o efeito contrário.

Se você também se sente mais relaxado, menos tenso, mais feliz e até mesmo saudável com espaços verdes, Portugal será um ótimo anfitrião.

Custo de Vida em Portugal

Portugal possui um custo de vida agradável para seus habitantes, e dependendo de seus hábitos de compra, é possível realizar uma grande economia no cotidiano. São alguns valores referentes ao custo de vida em Portugal:

  1. Aluguel
    O valor do aluguel é variável de acordo com o tamanho da casa, quantidade de quartos, proximidade ao centro, entre outros aspectos.
    Pode-se encontrar um apartamento de dois quartos em Lisboa por €500 mensais, enquanto um apartamento de um quarto encontra-se no valor de €350.
  2. Contas
    Luz: Entre €60 à €80 por mês, sendo que o valor poderá mudar no inverno e no verão, de acordo com a utilização dos equipamentos.
    Água: A conta de água apresenta pouca discrepância, e pode-se estimar €20.
  3. Transporte
    O ticket de transporte mensal está entre  €30 e €50.

Educação em Portugal

A Educação em Portugal surpreende bastante. O ensino de crianças é obrigatório a partir dos 6 anos de idade, durando ao total 12 anos de ensino. No país, as escolas públicas costumam ser mais bem conceituadas do que as privadas.

Shares
  • Facebook
  • Pinterest

Já o ensino superior é dividido em universitário e politécnico. Uma grande referência no ensino politécnico é o Instituto Politécnico do Porto – o maior de Portugal.

Carreiras em Alta em Portugal

Shares
  • Facebook
  • Pinterest
Um dos temas que mais atraem os brasileiros para emigrar para Portugal é relacionado a carreira. Pode-se dizer que é um motivo de felicidade saber que sua profissão é bem aceita no país qual se pretende emigrar.

Neste tópico, você irá visualizar quais carreiras estão em auge em Portugal, lembrando que, caso a sua profissão não esteja na lista, é possível encontrar cursos técnicos que poderão ajudar a sua imersão no mercado português. Confira:

  1. Profissional de Recursos Humanos;
    O profissional de recursos humanos representa 7% das vagas de emprego em Portugal.
  2. Logística
    Já a área de logística representa 10% dos profissionais mais procurados pelos empregadores portugueses
  3. Cargos Financeiros
  4. Administrativos e Suporte para Escritório
  5. Tecnologia da Informação
  6. Engenharia
  7. Área comercial
  8. Comunicação e Marketing
  9. Automação
  10. Consultoria

Os portugueses têm bons elogios aos Brasileiros

Sentir-se em casa não é muito difícil quando se tem vizinhos que amam brasileiros, não é mesmo? Em Portugal, você se sentirá muito bem acolhido pelos portugueses, que cultivam um grande carinho por nós.

Em uma pesquisa feita com o público de Portugal, levantou-se as opiniões que os portugueses têm dos brasileiros. Dê uma olhada:

  • É surpreendente a felicidade do brasileiro. Brasileiros estão sempre felizes, e isso contagia quem os encontra. É notável que os brasileiros levam a vida de uma maneira mais leve, lidando melhor com os problemas.
  • Os brasileiros são mais dispostos à ajudar os portugueses do que os próprios portugueses, através de sua simpatia e empatia.
  • Brasileiros gostam de fazer festa, são ótimos anfitriões e sempre se reúnem para comemorações.
  • É surpreendente como a falta de planejamento não afeta os brasileiros, que sempre encontram uma saída.
  • Brasileiros possuem dificuldades em confiar em profissionais de saúde portugueses.

As belas paisagens de Portugal

Portugal é um país lindo em seu cotidiano. Suas paisagens formam um grande motivo para jamais querer sair do país.

Shares
  • Facebook
  • Pinterest

Douro

Dicas Extras

Conheça os passos para morar em portugal, conheça os passos e aprenda como Trabalhar em Portugal: como conseguir?

Newsletter Signup

Comments

30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal 30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal

30 profissões e seus salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

10 países em que é possível estudar de graça – ou quase

Intercâmbio cultural

Os 20 Melhores salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

20 profissionais mais requisitados em Portugal

Trabalhar Em Portugal

Newsletter Signup

Newsletter Signup

Pin It on Pinterest

Share This