Connect with us

Morar Em Portugal

15 principais pontos turísticos de Lisboa

15 principais pontos turísticos de Lisboa
View of the Jeronimos Church in Lisbon - Portugal

15 principais pontos turísticos de Lisboa

A capital do ensolarado Portugal, Lisboa está situada no ponto em que o estuário do rio Tejo encontra o Oceano Atlântico. 

Como destino de viagem, a cidade ribeirinha é tão rica e variada quanto a longa história do país. 

Das ruínas de um castelo mourisco empoleirado no topo de uma das sete colinas da cidade até um café na calçada aconchegado contra uma antiga muralha visigótica, restos do passado colorido de Lisboa estão por toda parte.

Lisboa orgulha-se do papel que desempenhou durante a Era dos Descobrimentos de Portugal, e monumentos comemorando as viagens de exploradores como Vasco da Gama estão entre as atrações mais importantes de Lisboa . 

Enquanto a cidade mais antiga da Europa Ocidental tomou medidas para revisar seu sistema de transporte, modernizar sua área central e renovar sua orla, é o charme dos bairros mais antigos de Lisboa que mais atraem visitantes.

15.  Museu Nacional do Azulejo

Museu Nacional do Azulejo
Shares
  • Facebook
  • Pinterest

flickr / Matthew Robey

Estampados em estruturas de igrejas, lojas e estações de metrô, os azulejos coloridos conhecidos como azulejos são encontrados em toda parte em Lisboa. 

O Museu Nacional Azulejo registra seu significado arquitetônico e cultural na longa história da cidade.

Uma tradição que começou no século VIII com a chegada dos mouros, a arte da fabricação de azulejos em Portugal atingiu seu auge no século XVI com a introdução de revestimentos de óxido. 

As exposições do museu apresentam azulejos individuais, bem como painéis de parede elaborados. 

A igreja do convento localizada dentro do complexo abriga alguns dos exemplos mais intrincados da arte do azulejo.

14.  Ponte Vasco da Gama

Ponte Vasco da Gama
Shares
  • Facebook
  • Pinterest

Concluída em 1998, a ponte Vasco da Gama é um feito moderno de engenharia e uma atração popular. 

Nomeado após o explorador mais famoso de Portugal, foi construído para aliviar o congestionamento do tráfego de Lisboa. 

Com uma extensão de quase 17 km (11 milhas) através do rio Tejo, a ponte estaiada é tão longa que seus construtores tiveram que levar em consideração a curva da Terra ao construí-la. 

Construída a uma despesa de 1,1 bilhão de dólares, a ponte de seis pistas deve permanecer por mais de um século, garantindo que os visitantes possam experimentar sua arquitetura de tirar o fôlego pelas próximas gerações.

13.  Time Out Market Lisboa

Time Out Market Lisboa
Shares
  • Facebook
  • Pinterest

dreamstime / © Radub85

Em 2014, o mercado alimentar mais antigo de Lisboa reabriu como o Time Out Market Lisboa após uma extensa renovação. Desde então, tornou-se a atração turística mais popular da cidade. 

Mais de 3 milhões de visitantes vão ao refeitório todos os anos para explorar a cozinha regional de Portugal. 

Com 35 quiosques e vários restaurantes, o mercado oferece de tudo, desde queijo de ovelha, do Azerbaijão a presunto do Alentejo e chocolates Arcadia. 

Os apreciadores de comida podem desfrutar de refeições preparadas, provar iguarias e comprar alimentos lindamente embalados para levar para casa. 

O mercado abre todos os dias às 10 horas, tornando-o o local perfeito para saborear um brunch tardio ou jantar cedo.

12.  Estátua de Cristo Rei

Estátua de Cristo Rei
Shares
  • Facebook
  • Pinterest

Inspirada na icônica estátua do Cristo Redentor do Brasil, a estátua de Cristo Rei sobe de uma colina com vista para o rio Targus. 

O enorme monumento foi construído para expressar gratidão a Deus por permitir que Portugal escapasse dos piores horrores da Segunda Guerra Mundial. Foi aberta ao público em 1959.

De pé, com os braços estendidos, a figura de Cristo está no topo de um arco alto, com uma plataforma de observação retangular na base. 

Um elevador interno leva os visitantes a uma plataforma sob os pés da figura para vistas panorâmicas de Lisboa, do estuário de Targus e da ponte 25 de Abril, em estilo Golden Gate.

11.  Praça do Comércio

Praça do Comércio
Shares
  • Facebook
  • Pinterest

dreamstime / © Hilda Weges

Uma das principais atrações da orla marítima do centro de Lisboa, a Praça do Comércio é uma extensa praça ladeada por elegantes edifícios do século XVIII. 

Dom José I de Portugal fez sua casa aqui até o terremoto de 1755 a reduzir a escombros. 

Os moradores ainda se referem à praça como o Terreiro do Paco, ou quintal do palácio real. 

Um monumento com o rei a cavalo domina o centro da praça. Um grande arco triunfal concluído em 1873 ancora o lado norte. 

Hotéis, lojas e restaurantes localizados nas proximidades tornam a praça ensolarada um destino popular para os visitantes que exploram a pitoresca orla marítima de Lisboa.

10.  Monumento aos Descobrimentos

Monumento aos Descobrimentos
Shares
  • Facebook
  • Pinterest

O gigantesco Monumento aos Descobrimentos, em pedra branca, ergue-se como um navio com velas desenroladas na costa do rio Tejo, onde começaram muitas das mais importantes viagens de exploração de Portugal. 

Foi construído como um memorial ao Infante Dom Henrique, que mais tarde ficou conhecido como Príncipe Henrique, o Navegador. 

O príncipe que inaugurou a Era dos Descobrimentos de Portugal é destaque na proa da escultura de pedra com outros heróis e exploradores nacionais alinhados atrás dele. 

Os visitantes podem pegar um elevador para apreciar a vista do topo deste marco de Lisboa.

9.  Museu Gulbenkian

Museu Gulbenkian
Shares
  • Facebook
  • Pinterest

flickr / sheilaellen

Lisboa serve como sede da Fundação Calouste Gulbenkian, uma organização sem fins lucrativos financiada pela fortuna do falecido magnata do petróleo armênio. 

Construído para exibir a coleção de arte privada que Gulbenkian acumulou durante sua vida, o Museu Gulbenkian oferece aos visitantes uma experiência verdadeiramente extraordinária. 

Embora a coleção seja pequena, a qualidade de cada peça é extraordinária. 

Das obras de Monet, Renoir e Rembrandt às jóias Lalique, jade chinês e porcelana persa, é uma coleção que reúne o melhor de todos os aspectos e períodos da história da arte. 

O museu também costuma receber exposições itinerantes de classe mundial.

8.  Praça do Rossio (Praça Pedro IV)

Praça do Rossio
Shares
  • Facebook
  • Pinterest

Não há lugar melhor em Lisboa para absorver a atmosfera local do que na Praça Pedro IV, a praça mais famosa de Lisboa. 

Localizado no elegante bairro da cidade baixa de Pombaline, no centro de Lisboa, o Rossio é o principal local de encontro da cidade desde a Idade Média. 

Durante a Inquisição do século XVI, a praça serviu de cenário para execuções públicas. 

Hoje, é o local onde os amigos se reúnem para tomar uma bebida em um café ou bar antes de assistir ao Teatro Nacional, localizado no lado norte da praça.

7.  Elevador de Santa Justa

Elevador de Santa Justa
Shares
  • Facebook
  • Pinterest

Localizado no centro da cidade, o Elevador de Santa Justa oferece aos visitantes vistas maravilhosas da adorável Lisboa. 

Construído em 1902, o elevador foi projetado por Raul Mésnier, inspirado na famosa torre de Paris, criada por seu colega Gustav Eiffel. 

A torre de ferro leva os passageiros a uma plataforma onde uma passagem leva às ruínas do Convento do Carmo, uma igreja gótica que foi parcialmente destruída durante o grande terremoto de 1755.

Como alternativa, os visitantes podem subir uma escada até o topo da estrutura do elevador para desfrute de vistas de todo o bairro da Baixa.

6.  Alfama

Alfama
Shares
  • Facebook
  • Pinterest

O bairro mais antigo da histórica cidade de Lisboa, o distrito de Alfama é pontilhado de marcos arquitetônicos, incluindo alguns que remontam ao passado mouro da cidade, mas é o charme das ruas sinuosas do bairro, restaurantes saborosos e clubes de fado que fazem de Alfama um imperdível destino de destino. 

Alinhado a bares e clubes de fado, o Largo do Charariz de Dentro é o melhor lugar para apreciar a música folclórica tradicional portuguesa. 

A praça é apenas um dos muitos decks de observação espalhados por esse bairro montanhoso. 

Para uma vista abrangente de Alfama e do rio Tejo, os visitantes seguem para o portão mouro original de Lisboa, o Largo das Portas do Sol.

5.  Oceanário de Lisboa

Oceanário de Lisboa
Shares
  • Facebook
  • Pinterest

Uma das melhores atrações turísticas modernas de Lisboa, o Oceanário foi construído como parte das melhorias que a cidade fez ao sediar a Exposição Mundial de 1998. 

Localizado no Parque das Nações, no nordeste de Lisboa, o Oceanário de Lisboa é o maior aquário interno da Europa. Está organizado em quatro habitats únicos, cada um representando um oceano diferente. 

Além de todos os tipos de vida marinha, desde tubarões e arraias até pinguins e lontras, a flora e a fauna de cada ecossistema também estão representadas. 

Passear no aquário de peixes coloridos com pássaros tropicais voando no alto oferece uma experiência imersiva a não perder.

4.  Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro dos Jerónimos
Shares
  • Facebook
  • Pinterest

Com suas influências góticas e mouriscas, a impressionante arquitetura manuelina do Mosteiro dos Jerónimos o torna uma atração imperdível para quem visita Lisboa. 

Localizado na zona ribeirinha da cidade de Belém, o grande complexo foi construído durante os anos 1500 para comemorar as descobertas feitas pelos exploradores portugueses. 

Construído em grande parte a partir de calcário dourado, o mosteiro é uma obra-prima de portais de pedra esculpida, tetos de treliça e janelas com traceria sobre montes delicados. 

Na nave da igreja está o túmulo de Vasco da Gama, cujas viagens à Índia fizeram de Lisboa uma rica cidade marítima.

3.  Bonde 28

Bonde 28
Shares
  • Facebook
  • Pinterest

flickr / rapidoelectro

A maioria dos bondes de décadas que antes eram o principal meio de transporte de Lisboa desapareceu há muito tempo, mas os visitantes ainda podem andar de bonde antigo na linha 28.

O histórico elétrico leva os passageiros pelos setores mais antigos da cidade passe por alguns dos pontos turísticos e atrações mais populares de Lisboa. 

Os turistas costumam pegar o bonde 28 até o castelo de São Jorge, no topo da colina, para apreciar as vistas panorâmicas, mas a linha é usada pelos moradores locais também em suas viagens diárias. 

A antiga linha de bonde oferece uma ótima maneira de se orientar na cidade e conhecer novas pessoas.

2.  Castelo de São Jorge

Castelo de São Jorge
Shares
  • Facebook
  • Pinterest

Um dos tesouros mais antigos de Lisboa, o Castelo de São Jorge (ou Castelo de São Jorge) está situado no topo de uma colina no distrito de Alfama. 

A atração mais popular da cidade evoca o período em que Lisboa estava sob o domínio mourisco, mas o local foi fortalecido séculos antes, quando romanos e visigodos também estavam no poder. 

Depois de expulsar os mouros em 1147, os portugueses usaram o castelo como residência real até o início do século XVI. 

Hoje, os aposentos reais abrigam um museu com exposições arqueológicas. 

Subir as muralhas do castelo é uma atividade obrigatória em Lisboa, e é fácil entender o porquê. As vistas dos parapeitos e ameias são simplesmente de tirar o fôlego.

1.  Torre de Belém

No 1 de Atrações turísticas em Lisboa
Shares
  • Facebook
  • Pinterest

A Torre de Belém, também conhecida como Torre de São Vicente, fica no que antes era uma ilha no rio Tejo. 

Datado de 1515, a imponente torre foi construída para defender Lisboa dos invasores e para receber os amigos da cidade. 

Construída na Era dos Descobrimentos, a torre de calcário de quatro andares tem um bastião conectado a ela; o bastião tinha espaço para 17 canhões que podiam disparar tiros de longo alcance. 

Uma estátua de Nossa Senhora do Regresso a Casa Segura, projetada para proteger os marinheiros em suas viagens, fica de frente para o rio.

Newsletter Signup

Comments

30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal 30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal

30 profissões e seus salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

10 países em que é possível estudar de graça – ou quase

Intercâmbio cultural

Os 20 Melhores salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

20 profissionais mais requisitados em Portugal

Trabalhar Em Portugal

Newsletter Signup

Newsletter Signup

Pin It on Pinterest

Share This