Connect with us

Turismo

O que é o Espaço Schengen?

O que é o Espaço Schengen?

Espaço Schengen é um termo que pode causar um pouco de confusão. Isso porque nem todos os países membros da União Europeia fazem parte desse acordo, ainda que a maior parte deles tenha aderido ao tratado. Além disso, existem países que não fazem parte da UE, mas integram o espaço.

A pronúncia correta da palavra Schengen é chen-geum é conhecer o significado desse espaço é muito importante para quem vai viajar para o continente europeu.

É bem provável que você já tenha ouvido falar no Espaço Schengen em algum momento e se você deseja ter uma estadia tranquila na Europa, vale a pena você conhecer em detalhes o que esse tratado representa e quais são as suas regras para evitar contratempos durante a sua viagem.

No artigo de hoje, você vai descobrir o que é o Espaço Schengen e tudo que você precisa saber sobre ele. Confira.

O Espaço Schengen é uma região amigável aos turistas brasileiros

Shares
  • Facebook
  • Pinterest

Você já deve saber disso, mas vale a pena ressaltar: brasileiros que querem visitar o continente europeu como turistas, não precisam obter um visto de entrada.

Além disso, é possível transitar à vontade entre a maioria dos países da Europa sem a necessidade de apresentar um visto todas as vezes que entrar ou sair de cada um desses países.

O que você talvez não saiba é que isso só é possível em virtude do acordo que foi responsável pela criação do Espaço Schengen: o Acordo de Schengen.

O tratado está em vigor desde o ano de 1985 e consiste em um espaço que é composto por 29 países que compartilham, entre si, fronteiras abertas.

No Espaço Schengen é possível entrar na Europa sem maiores complicações e os integrantes do mesmo são os principais países do continente europeu.

Assim, através do espaço, é possível entrar e passear na Europa com tranquilidade, sem precisar enfrentar complicações, burocracias e entraves administrativos nas fronteiras entre os Estados membros.

A ideia da criação do espaço tem a ver com a promoção do livre fluxo de pessoas através do continente europeu.

É de responsabilidade do país que recebeu o turista ou visitante em primeiro lugar checar se aquela pessoa pode ou não circular pelo território do continente europeu.

Se esse país liberou a entrada, então, os outros países membros do tratado confiam no julgamento e aceitam que as pessoas transitem pelos seus territórios sem barreiras ou restrições.

Conheça os países que assinaram o Tratado de Schengen

Veja a seguir a lista dos 29 países que hoje são integrantes do Espaço Schengen:

  1. Alemanha
  2. Áustria
  3. Bélgica
  4. Dinamarca
  5. Eslováquia
  6. Eslovênia
  7. Espanha
  8. Estônia
  9. Finlândia
  10. França
  11. Grécia
  12. Holanda
  13. Hungria
  14. Islândia
  15. Itália
  16. Letônia
  17. Liechtenstein
  18. Lituânia
  19. Luxemburgo
  20. Malta
  21. Mônaco
  22. Noruega
  23. Polônia
  24. Portugal
  25. República Checa
  26. San Marino
  27. Suécia
  28. Suíça
  29. Vaticano

De forma oficial, nem todos esses países assinaram o Tratado de Schengen, entretanto, todos eles compartilham das políticas de portas abertas para os turistas brasileiros e de outras partes do mundo.

Regras fundamentais para visitar a Europa

Muitos brasileiros que possuem raízes europeias podem optar pela solicitação da dupla cidadania para ter direito a viver em um país europeu.

Dessa forma, em especial em períodos de crise econômica no Brasil, muitos decidem aproveitar as vantagens de ter ascendentes europeus para fixar residência em um dos países do continente.

Entretanto, antes mesmo de ter a cidadania europeia concedida, passear pela Europa pode ser um desejo e o Espaço Schengen é uma grande mão na roda nesse sentido.

Enquanto não recebem os documentos oficiais, é possível conhecer melhor as origens da família, visitar os lugares onde os ascendentes nasceram e se aventurar por toda a cultura e história que pode ser encontrada no Velho Mundo.

Para fazer isso, você vai precisar de tempo. Muitos turistas podem passar semanas e até mesmo meses viajando pelos países europeus e por causa do Espaço Schengen isso é bem mais fácil.

Isso porque caso você pretenda passar um período de menos de 90 dias na Europa, é possível desembarcar em Malta, por exemplo, para fazer um curso de inglês, e nas suas horas livres aproveitar para conhecer os outros 28 países sem enfrentar nenhuma burocracia. O que é maravilhoso!

TEMPO DE PERMANÊNCIA DO VISTO DE TURISTA

O visto de turista é válido por 180 dias dos quais você pode passar na Europa 90 dias. Vamos explicar melhor a seguir.

Quando você entra no território europeu, você recebe um carimbo no passaporte através do qual começa a contagem dos seus 180 dias de permanência fora do Brasil.

Durante esse período, você poderá transitar entre os países do Espaço Schengen sem problemas, então sair da Europa, voltar algum tempo depois e está tudo bem. Porém, destes 180 dias, 90 podem ser passados no continente Europeu.

Você não pode abusar do Espaço Schengen

Agora você já sabe o que é o Espaço Schengen e como ele é importante para o turista brasileiro, entretanto, vale apenas ressaltar que apesar do Tratado ser um acordo bastante liberal, você não deve abusar. Ainda que pareça bem relaxado, o sistema do acordo não é bem assim.

Isso porque o controle de fronteira é bastante rigoroso e a entrada, a saída e a permanência de pessoas dentro do Espaço Schengen é controlada com cuidado.

Se você tentar burlar as regras de permanência, poderá ser pego e ter de pagar multas altas, ser expulso, ser barrado e até mesmo responder a processos criminais.

No artigo de hoje você conheceu o que é o Espaço Schengen, quais os países fazem parte dele e as regras de permanência para turistas brasileiros dentro da Europa.

Se você gostou desse artigo e quer ver mais conteúdo como esse, confira as nossas publicações anteriores no arquivo do blog e continue acompanhando as nossas postagens.

Aqui você encontra as mais diversas informações sobre viagens para a Europa e para outros países do mundo. Fique ligado!

Dicas Extras

10 canais para estudar espanhol online

Tipos de visto para morar em Malta

Guia de Profissões e Salários de TI na Irlanda

O QUE É PRECISO PARA MORAR NA IRLANDA?

Newsletter Signup

Comments

30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal 30-profissões-e-seus-salários-em-Portugal

30 profissões e seus salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

10 países em que é possível estudar de graça – ou quase

Intercâmbio cultural

Os 20 Melhores salários em Portugal

Trabalhar Em Portugal

20 profissionais mais requisitados em Portugal

Trabalhar Em Portugal

Newsletter Signup

Newsletter Signup

Pin It on Pinterest

Share This